A importância do olhar solidário na quarentena

17/04/2020
Solidariedade

​​​​​​A solidariedade é um dos princípios que fundamentam a educação marista. Por isso, além de integrar o cotidiano do currículo escolar, ela é evidenciada por meio de diversas ações de iniciativa institucional e pastoral ao longo do ano letivo, seja em termos materiais ou em gestos e atitudes.

Neste período de quarentena, a solidariedade acentua o cuidado e o convívio familiar mais próximo, evidenciando diferentes formas de entreajuda. Agir com solidariedade é algo simples e que pode ser colocado em prática por meio do cuidado com o bem-estar pessoal e do próximo.

Com a ajuda do coordenador do Serviço de Pastoral Escolar, Luis Heckler, separamos quatro dicas de como ser solidário em casa:​

• Tirar um tempo diário para dialogar com pessoas do convívio familiar. O diálogo aproxima, fortalece e oportuniza partilhas.

• Disponibilizar-se para ajudar em tarefas. Colocar habilidades e dons a serviço de todos é uma forma de valorizar, reconhecer e retribuir tantos auxílios que recebemos diariamente.

• Entrar em contato com pessoas distantes por telefone o internet. Nessa época de quarentena, é importante manter o diálogo com amigos, parentes e conhecidos. O fato das pessoas receberem o nosso contato pelos meios que temos à disposição é um sinal do nosso interesse e estímulo.​

• Rezar pelos outros. É importante distinguirmos momentos de interioridade e de cultivo da nossa fé. A fraternidade universal se estende às pessoas que incluímos em nossas preces.

Grupo Escoteiro Tupã-Ci arrecada doações

Neste momento, somos convidados também a ter um olhar solidário para as diversas realidades, como as das famílias dos educandos atendidos nos Centros Sociais da Rede Marista, entre eles o Centro Social Marista ​Aparecida das Águas​, localizado na Ilha Grande dos Marinheiros. Essas instituições integram o Programa de Solidariedade​ do Colégio.

É nesse sentido, que o Grupo Escoteiro Tupã-Ci está propondo uma campanha para aquisição de cestas básicas para ajudar as famílias. Em parceria com uma rede de supermercados, a agremiação selecionou 15 itens para compor cestas básicas. A logística de distribuição das doações às famílias está sendo articulada com os responsáveis pelos Centros Sociais. Os interessados em contribuir devem entrar em contato com o grupo por e-mail [email protected].

Ação Comunidades da Rede Marista

As 16 Unidades Sociais da Rede Marista desempenham um papel fundamental na vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Ilha Grande dos Marinheiros, Rubem Berta e Vila Safira Nova – ambas do bairro Mario Quintana –, Nova Santa Marta (em Santa Maria) e Loteamento Santa Teresinha são alguns desses territórios. Por isso, o projeto Ação Comunidades convida a ajudar com doação de alimentos, materiais de higiene ou em dinheiro.

Como cola​​borar?

​Alimentos não perecíveis e materiais de higiene são as principais urgências. Temos diversos pontos de entrega disponíveis, com dias e horários específicos. Saiba quais são​.

Aos que preferirem fazer a doação virtual, disp​onibilizamos a seguinte conta bancária: ​

​​​​Sociedade Meridional de Educação (Some)

CNPJ: 92.023.159/0001-40

Banrisul

Agência: 0847

Conta: 06.855608.0 – 2​​

Quer fazer ainda mais? Confira outras formas de praticar boas ações

• Existem tutorais que ensinam como confeccionar máscaras caseiras, que são requisito para sair de casa em tempos de Covid-19 e que podem ser doadas. Confira o passo a passo do Ministério da Saúde.

• Doe sangue. Em função da pandemia, ocorreu uma diminuição das reservas dos Bancos de Sangue em todo o país. Em Porto Alegre, as doações podem ser feitas no Hospital São Lucas. Para evitar aglomerações e zelar pela saúde de todos, a instituição solicita agendamento por telefone ou WhatsApp. Telefone: (51) 3320 3455 | ​​​WhatsApp: (51) 98503 9958. Outra opção é o Hemocentro na Avenida Bento Gonçalves, 3722. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (51) 3336 6755 ou WhatsApp (51) 98405 4260.

• Criado pelos ex-alunos rosarienses Eduardo Ferraza, Michel Quintela e Rodrigo Quontella, juntamente com outros amigos, o site Quando Voltar POA​ permite que o consumidor adquira um produto agora, com os estabelecimentos comerciais fechados em função da quarentena, e retire a mercadoria ou utilize o serviço quando o comércio voltar a funcionar.

• Valorize o comércio local e peça entregas em casa.

• Faça compras para seus vizinhos que estão nos grupos de risco.