Acesso à leitura no ambiente digital gera bons frutos

29/07/2021
Rosarienses se destacam na Liga de Leitores da plataforma Árvore Livros

​​​Ler é um dos métodos mais reconhecidos para a construção de saberes, o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, do vocabulário e do repertório intelectual, competências importantes para todos, sobretudo para aqueles que ainda estão em processo de formação para a vida adulta. Somado a isso, é uma excelente alternativa, também, para o entretenimento, especialmente em tempos quando o distanciamento social precisa ser adotado como medida de segurança, por se tratar de uma atividade que pode ser praticada individualmente.

Pensando nisso, desde 2020 o Colégio Marista Rosário disponibiliza para os estudantes do 6º ano EF acesso à Árvore Livros, plataforma na qual são ofertadas milhares de obras, categorizadas de acordo com cada nível de ensino e área de interesse. Nela é possível, também, realizar atividades interativas pela turma, projetos de leitura e leitura simultânea. Como resultado deste investimento, três estudantes obtiveram classificação entre os 100 maiores leitores do país na plataforma já no mês de junho, o primeiro mês de participação no ranking, entre quase 30 mil usuários:  Laura L., Fernanda M. e Giovana L. Em julho, um número maior de estudantes rosarienses teve destaque: Amanda F., Fernanda M., Giovana L., Isabelle S., Laura L., Leonardo A., Nicole M., Rafaela C. e Valentina C. estiveram na lista. A Liga de Leitores, ranking mensal apresentado pela plataforma, destaca aqueles estudantes que concluíram a leitura de um maior número de títulos.

Incentivo à leitura

O investimento na plataforma é valorizado e elogiado também por educadores, como o professor de Língua Portuguesa do 6º ano EF, Gilberto Leal da Fonseca. O educador, apaixonado por leitura e grande fã de histórias em quadrinhos (produções sobre as quais gerencia um canal no YouTube junto com o colega Tiago Pavinato Klein), destaca o interesse e comprometimento dos estudantes e se diz muito feliz com o resultado. “Já no primeiro mês completo em que a plataforma está disponível, o Colégio alcançou destaque nacional!", comemora.

Para ele, livros físicos são importantes, mas em um contexto de pandemia e isolamento social, aderir ao uso da Árvore Livros foi uma grande ideia e importante iniciativa, pois permite que os estudantes tenham acesso à leitura sem que precisem sair de casa para ir a bibliotecas ou livrarias. Além disso, acredita que muitas famílias tiveram suas rendas diminuídas, e disponibilizar o acesso à plataforma gratuitamente é de grande ajuda.

O educador atribui o sucesso da ferramenta também ao fato de que ela é bastante intuitiva, com acervo robusto e qualificado, não faltando opções para todos os tipos de leitores e disponibilizando, além de livros, revistas e quadrinhos, além de permitir que cada um faça sua escolha de acordo com categorias.

Segundo o professor, o principal incentivo para criar o hábito de leitura se dá por meio do exemplo. Ele enfatiza a importância de difundir a prática como uma atividade prazerosa, pela qual o leitor deve identificar assuntos de seu interesse e procurar por publicações que estejam de acordo com eles. “Outra sugestão é começar com leituras mais curtas, especialmente para aqueles que ainda não adquiriram este hábito", explica. Ex-estudante de teatro, usa também da dramaticidade para despertar o interesse dos estudantes, e faz questão de elogiar sempre que vê um de seus alunos carregando algum livro ou quadrinho. “O que mais me alegra é ver os estudantes conversando sobre suas leituras, indicando títulos uns para os outros e para os próprios educadores", afirma.

Imersão desde a infância

Estimular, desde cedo, o interesse pela leitura é, além de demonstração de carinho e cuidado, uma atitude que contribui muito para o desenvolvimento dos pequenos, com benefícios que vão desde o estímulo da criatividade, o aperfeiçoamento de suas relações com o mundo e até a construção da empatia.  Nesse sentido, outra plataforma utilizada pelo Colégio para o fomento à leitura é a Elefante Letrado, que complementa, por meio de um ambiente lúdico e interativo, a apresentação deste universo às crianças do 1º ao 3º ano EF. Além disso, proporciona atividades diferenciadas como jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e a opção de gravar as leituras. Ela também permite que o educador acompanhe o desempenho do aluno e da turma por meio de relatórios apresentados pela própria ferramenta. Dessa forma, a Elefante Letrado possibilita um ambiente diversificado e dinâmico, que contribui e motiva a leitura das crianças e complementa o trabalho do professor.​