Navegar para Cima

Notícias

Como nascem as estrelas?

14/06/2019
Iniciação Científica
Professor de Física mostrou às crianças do 1º ano EF que formação estelar se assemelha à produção de algodão doce

​​​​​​Para compreender como nascem as estrelas, tema de pesquisa da turma 10, do 1º ano do Ensino Fundamental para a Mostra do Saber dos Anos Iniciais, as crianças observaram em aula o preparo de uma receita saborosa. O professor de Física do Ensino Médio Alexandre de Maria, mostrou que a formação estelar funciona de forma semelhante à produção de algodão doce. 

A pesquisa sobre o fenômeno que despertou o interesse das crianças teve início com a formulação de hipóteses sobre a sua origem. Para alguns estudantes, as estrelas eram as pessoas que faleciam e iam para o céu, fortes luzes ou pedras preciosas. 

Com o auxílio do professor, a turma visualizou que cada estrela é um aglomerado de gás e poeira de nebulosas, representados na atividade pelo açúcar. A partir do momento que esses materiais vão se reunindo em torno de um centro, neste caso, o palito de madeira, a temperatura do centro se eleva até chegar na temperatura de fusão de hidrogênio, resultando na luz brilhante. 

As crianças aprenderam também que a lei da gravidade, formulada pelo físico inglês, Isaac Newton, afirma que dois corpos que possuem massa se atraem, o que contribui para que as matérias se agrupem. Outra curiosidade é que as estrelas possuem cores variadas e etapas de vida: azul para as estrelas mais quentes, amarelas (temperatura médio e meia vida) e vermelha quando já estão mais frias.

A Mostra do Saber dos Anos Iniciais está marcada para o dia 29/6, no Colégio. A professora Elisandra de Vargas conta que os estudantes já realizaram buscas sobre o assunto na Biblioteca e que ainda vão aplicar pesquisa com a família e participar de experiências no Laboratório de Ciências sobre a temática.