Anuário Ecos Rosariense 2020: uma edição colaborativa

10/08/2021
Institucional
Formato da publicação foi reformulado em função da pandemia, contando com a ajuda das famílias e dos educadores no envio das fotos que ilustram a edição

​​Em 2020, reaprendemos dia a dia sobre parceria, esperança, resiliência e, acima de tudo, sobre confiança. As dificuldades e aprendizados nos trouxeram a certeza de que, mais do que nunca, a escola está nas pessoas. São famílias, estudantes e educadores que constroem a história e a trajetória de excelência do Colégio Marista Rosário e, para registrar os momentos vividos em um ano marcado pelo contexto pandêmico, o Anuário Ecos Rosariense foi reformulado e a edição tornou-se colaborativa.

Para valorizar o apoio e o envolvimento de todos, o trabalho de produção teve início no mês de novembro de 2020, com um convite para que as famílias enviassem fotos individuais de seus filhos e retratando os momentos de aprendizado em casa. Pela primeira vez, em mais de 90 anos de existência da publicação, as famílias também foram protagonistas e marcaram presença. Os educadores também contribuíram enviando suas fotos.

O lançamento da edição será realizado no dia 10/8 em webinar para toda a comunidade educativa e para os ex-alunos, concluintes de 2020. A entrega será no dia Dia do Estudante, 11/8.

Confira a edição do Anuário Ecos Rosariense 2020

Conheça o anuário​​

O anuário Ecos Rosariense é uma publicação de estilo revista, em tamanho A4, que este ano possui mais de 150 páginas. Durante cada ano letivo, a Assessoria de Comunicação da escola registra por meio de fotos e textos a maioria dos eventos, e são esses registros que compõem, posteriormente, o conteúdo da publicação.

Em 2020, as fotos que ilustram a edição são principalmente dos momentos online que envolveram a comunidade educativa ao longo do ano. A publicação se divide por nível de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, mostrando também os educadores e os grupos representativos.

Como novidade, além das fotos das famílias, a edição de 2020 conta com dedicatórias dos professores para todas as turmas, e não apenas da Educação Infantil e Anos Iniciais como era, e uma homenagem para a educadora Irmã Genoveva Guidolin, que faleceu em julho do ano passado.

A distribuição da publicação, principalmente para os alunos recém-formados, é um momento especial entre as programações do calendário letivo. Este ano, os ex-alunos receberão a edição em primeira mão em suas casas.

O Ecos Rosariense é a revista que guarda as memórias do Marista Rosário e um dos mais consolidados canais de comunicação da escola. É o mais completo acervo histórico e fotográfico da instituição.

Histórico da publicação

Criado em 1927, o anuário configurou-se como um histórico do então Gymnasio Estadual do Rio Grande do Sul. Naquela época, o objetivo era reunir informações formais e históricas de cada ano letivo.

A publicação esteve suspensa de 1944 a 1949 devido à Segunda Guerra Mundial que ocasionou a escassez de papel no Brasil, retornando em 1951 com o mesmo formato.

A partir de 1971, foi suspensa novamente e voltou a ser produzida em 1992. Neste mesmo ano, o Marista Rosário passou por transformações, que recuperaram práticas importantes na sua história. Dentre eles, passou a organizar novamente as formaturas do 3º ano do Ensino Médio e também a produzir o Ecos, desta vez, em formato mais moderno, com fotos das turmas e acontecimentos do ano. O objetivo desta retomada foi resgatar antigas tradições, principalmente em relação aos formandos.

Em 2020, com a pandemia no Coronavírus, a publicação foi reformulada, contando com a colaboração das famílias e educadores no envio de fotos para ilustrar a edição.​​​