Navegar para Cima

Notícias

Hora da Ciência: aprendizagem com significado

29/06/2021
Iniciação Científica
Atividade promovida pelo Clube de Ciências do Colégio aborda temas que despertam a curiosidade dos estudantes

​​A aprendizagem nos Anos Finais deve considerar que os jovens compreendem a Ciência e seus fenômenos a partir da diversidade e das múltiplas linguagens, no qual o conhecimento não é só teórico, mas uma análise e descoberta do mundo em que vivem. Na publicação Iniciação Científica: um guia de orientação na Educação Básica, dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, consta que a relação com o saber precisa levar em conta as relações de reciprocidade que acontecem entre objeto e sujeito, em que o tempo de aprender e os recursos disponíveis são múltiplos e dependem da natureza da investigação e da área de conhecimento.

Entre as estratégias adotadas pelo Marista Rosário para tornar as descobertas dessa fase significativa, está a Hora da Ciência, atividade promovida pelo Clube de Ciências do Colégio. Conforme a professora Valéria Ferreira, a ação foi criada para abordar temas que despertam a curiosidade dos clubistas, trazendo pesquisadores de fora para abordar os assuntos. “São aulas com princípio investigativo, nas quais a curiosidade e a pergunta são o objetivo do aprendizado, tornando o ensino mais atraente, prazeroso e de qualidade."

No primeiro encontro pelo Teams, os estudantes assistiram à palestra do estudante de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pesquisador, Alex Otesbelgue, que falou sobre as abelhas, suas peculiaridades e importância para o meio ambiente. Nesse contexto de aprendizagem, o professor é um instigador/problematizador do conhecimento por meio da pesquisa, e os estudantes, autores de suas aprendizagens e de seus desejos de conhecer o mundo.

Conheça o Clube de Ciências

O Marista Rosário, em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, desenvolve o programa Clube de Ciências. A atividade reúne estudantes do 6º ano EF e, em 2021, também os estudantes do 7º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor e monitores, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências. As inscrições e o sorteio de participantes ocorrem no início do ano letivo. Este ano ocorrerá em agosto para estudantes do 6º ano EF.

 5 dicas para levar Ciência para o dia a dia:

Por Valéria Ferreira

Observe: esteja atento ao que ocorre ao seu redor, esteja atento aos detalhes.

Pergunte: questione e questione-se, a ciência sempre parte de uma indagação de uma pergunta.

Formule suas hipóteses: pense a respeito, busque entender, crie e desenvolva suas ideias.

Pesquise: busque informações em fontes confiáveis, leia artigos e livros.

Analise os dados de sua pesquisa, tire suas conclusões e partilhe seu conhecimento.​