Aprendizagem e protagonismo infantil

18/11/2021
Educação
Coordenadora pedagógica e professoras refletem sobre o percurso das crianças na primeira fase da vida escolar

6.png7.png8.png

Por Glauce Bencke, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Anelise Tubino e Lídia Wotter, professoras da Educação Infantil

Acreditamos em uma infância capaz, potente, com muitos saberes e com múltiplas formas de expressão que devem ser valorizadas e respeitadas. Acreditamos e concebemos as crianças como criativas, curiosas e pesquisadoras, sendo corresponsáveis pela construção de seu conhecimento.

Assim, o espaço escolar “não é somente um 'cenário' onde se desenvolve a educação, mas sim uma forma silenciosa de educar" (Frato, 1995), ele precisa estar conectado com o olhar do estudante e com as suas investigações. A nós, educadores, cabe o compromisso com as infâncias plurais e suas aprendizagens de forma significativa e contextualizada, despertando ainda mais o desejo de aprender.

Sabemos que a aprendizagem é um processo dinâmico, e é exatamente a partir da relação entre as crianças e o objeto de estudo que se dá a construção da inteligência e a constituição do desejo. Com isso, é fundamental que o educador adote uma postura de liberdade para com as possibilidades ilimitadas em relação ao que é trazido pelas crianças, ampliando, dessa forma, o repertório de conhecimento delas.

Na Educação Infantil, as crianças constroem suas histórias a partir de outras histórias e por meio das parcerias que oportunizam reflexões constantes, nas quais se reconhecem, se relacionam e se percebem através de sua participação e dos demais. Ações que nos fazem acreditar cada vez mais no protagonismo infantil.

É na convivência com os outros que as crianças constroem suas aprendizagens e transformam a si e o meio onde estão inseridas. Nessa perspectiva, a aprendizagem em grupo é um processo complexo e criativo que conduz o sujeito aprendente à criticidade e à busca de soluções criativas para problemas reais do seu cotidiano, possibilitando a aprendizagem a partir do aprender do outro, sendo a aprendizagem um ato de interação.

Nesse contexto, as crianças fazem inúmeras trocas de ideias e levantamento de hipóteses entre elas e com as educadoras. Exploram a curiosidade e o interesse em situações inusitadas ou vividas. Estão em constante ampliação de vínculos de amizade e de afeto para, deste modo, construírem suas aprendizagens a partir de um conjunto de experiências lúdicas que tenham valor e sentido.​