Navegar para Cima

Notícias

Atividade do Clube do Livro abre a programação da 2ª Estação ArteLiterária

28/05/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio. 

Confira uma das matérias: 

Por Letícia Corrêa Maier | 2º ano EM 

Entre os dias 27/5 e 7/6, o Colégio está promovendo a 2ª Estação ArteLiterária, novo projeto da escola que tem como objetivo criar mais oportunidades ao longo do ano para a realização de atividades que festejam a literatura e arte. 

Seguindo a programação​, na segunda-feira, 27/5, o Clube do Livro realizou a oficina “Devorando poesias, com textos de Érico Veríssimo", nos intervalos da manhã e da tarde. 

A atividade culminou na confecção de “monstros devoradores de textos", panfletos com trechos de obras de Veríssimo que capturassem a atenção do leitor, atuando assim como chamariz para a leitura. 

Questionada sobre o porquê de abordar as obras de Érico Veríssimo com estudantes do Ensino Fundamental, a assistente de biblioteca Camila de Mello, coordenadora das atividades do Clube, respondeu que, embora o autor não tenha muitas obras voltadas ao público infantil, é importante valorizar a literatura nacional e rio-grandense. 

Para ela, também é importante investir na abordagem de autores como Veríssimo, recorrente nos vestibulares que os estudantes irão participar no futuro. “Conhecer o trabalho do autor desde cedo faz os alunos se familiarizarem com a obra “, completa. 

Sobre o Clube do Livro, iniciativa que existe há alguns anos na escola, a educadora afirma que “as crianças se interessam naturalmente pelo Clube, por isso ele está sempre se reinventando e trazendo novas atividades para manter essa procura. Nele, a literatura é abordada de diversas maneiras, não apenas por meio do texto literário, mas também pela música e pela imagem", explica. 

O resultado pode ser observado pelo crescente interesse dos estudantes pela leitura, que solicitam que os educadores desenvolvam mais atividades como essa na escola. Estudantes como Antônia Terra Lopes Candiota, do 4º ano EF, participante do Clube desde o 1º ano EF: “O legal da iniciativa está na oportunidade de conhecer novos livros. Isso mudou minha perspectiva sobre a leitura", afirma.