Navegar para Cima

Notícias

Autoconhecimento, Protagonismo e Projeto de Vida

17/06/2021
Formação
Saiba mais sobre as atividades que estão ocorrendo durante a Semana das Profissões

​​

Escolher qual caminho profissional seguir não é nem de longe uma tarefa fácil, ainda mais quando temos 17 ou 18 anos, diversas habilidades e muitas dúvidas sobre o que queremos para o nosso futuro. Sim, é verdade, talvez essa seja a primeira grande escolha que o estudante vai fazer em sua vida, mas também não será a última, fato que pode muitas vezes angustiá-lo durante o processo. Pensando nisso, a parceria família-escola torna-se cada vez mais essencial. Palestras, atividades e projetos que esclareçam e tornem este caminho de escolha menos inquietante podem auxiliar de forma que o estudante se sinta acolhido, compreendido e seguro de sua decisão nessa trajetória.​

Promovida anualmente em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Semana das Profissões do Colégio Marista Rosário tem o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio o universo profissional e acadêmico das carreiras. O evento, que ocorre entre os dias 14 e 18 de junho, é realizado pela segunda vez de maneira online, oportunizando que os estudantes reflitam sobre seu projeto de vida e sobre suas habilidades e competências, processo importante, especialmente para aqueles que ainda não decidiram qual carreira gostariam de seguir.

A abertura da Semana foi realizada pela Assessora de Comunicação e Marketing da PUCRS, Lidiane Amorim, que trouxe em sua fala inúmeras possibilidades que a Universidade apresenta, mesmo após a decisão do curso, para que os estudantes conheçam mais sobre as carreiras, troquem ideias, reflitam sobre a profissão e os caminhos possíveis dentro dela. Desconstruindo a ideia de que a escolha que se faz agora (qual profissão vai seguir) seja uma grande e única decisão e, mostrando assim, que é possível trilhar o seu próprio caminho de acordo com o seu processo de autoconhecimento e até mesmo fazer novas escolhas a partir dele. 

Para a Orientadora Educacional do 3º ano do Ensino Médio, Andrea Miglioransa Backes, o processo de autoconhecimento é fundamental neste percurso, pois é a partir dele que o estudante vai pautar suas escolhas. “É importante buscar conexão com as experiências até então vividas, identificando possíveis interesses, habilidades, talentos, sonhos. Estar ativo nesse processo de autoconhecimento, fazer-se perguntas para pensar de forma consciente a escolha profissional.”

Na quarta-feira, 16/6, a palestrante Alyane Audibert que é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia, integrante da atual diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e ex-aluna rosariense, ministrou o Webinar Quando um ciclo se encerra, outro está por vir. Durante a sua fala, reforçou aos estudantes que o Projeto de Vida está além do planejado, conectando o passado, o presente e o futuro. “O planejamento é importante, mas ele também precisa se transformar em ações. Quando realizamos um planejamento, estamos projetando um cenário futuro, mas esse futuro começa a ser construído ainda hoje. Uma maneira de tornar isso mais factível é planejando, realizando, avaliando e reconsiderando.”, pontua a especialista em carreiras. 

Durante a palestra, Alyane também compartilhou algumas dicas importantes para este momento de transição. Confira abaixo:

1. Planeje, pois planejar significa construir cenários futuros. 

2. Seja tolerante consigo mesmo e com o seu o processo. Dê tempo e permita-se ficar nostálgico, mas também saiba vivenciar a alegria da sua conquista.

3. Busque transformar suas dúvidas em perguntas, para que essas perguntas possam ser motores na construção de respostas. 

4. Busque autoconhecimento, é muito importante conectar-se consigo mesmo e com aquilo que você tem de melhor, seja com a sua força ou com a sua vulnerabilidade.

5. Compreenda seus sentimentos, é normal e esperado que exista medo, tristeza, ansiedade, alegria, frustração e excitação em estar terminando o Colégio e, muitas vezes, isso tudo é sentido junto, ao mesmo tempo, e isso faz parte da condição humana, das transições e dos ciclos. 

6. Entenda que é natural sentir um pouco de ansiedade. Muitas vezes acreditamos que sentir-se ansioso é algo somente negativo, mas, este sentimento também nos impulsiona para a ação. 

7. Saiba pedir ajuda quando precisar, sempre existirão pessoas ao seu redor que poderão lhe ajudar. 

As atividades seguem até sexta-feira 18/6, com diversos webinars envolvendo o universo das carreiras profissionais.