Navegar para Cima

Notícias

Saiba mais sobre a avaliação em larga escala do 5º ano EF

14/04/2021
Educação
Provas têm como objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes

​Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, realizaremos uma avaliação online do 5º do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas em duas etapas, a primeira em abril, a segunda em novembro.   

Essa primeira etapa visa criar um diagnóstico do que foi aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita de forma virtual, na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O login e a senha de acesso já foram disponibilizados pela nossa TE.  

A segunda fase, em novembro deste ano, é somativa, complementando os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de aprendizagem dos estudantes e qualificando nosso processo pedagógico. Dessa forma, é essencial a participação comprometida do estudante e o incentivo das famílias, pois contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar.  ​

Informações adicionais:   

Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma até o final de cada dia de avaliação.  

Em caso de ausência do estudante nos dias da avaliação, não poderá ser realizada avaliação em outra data, uma vez que a atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas. Sendo assim, o aluno ficará sem seu diagnóstico.  

Professores, as coordenações e a Direção do Colégio têm acesso resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual.  ​