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Bimodalidade: ambientes cooperativos do online ao presencial

12/01/2021
Nosso jeito de educar
Uma nova forma de ensino ocorre para assegurar o cuidado e a qualidade do aprendizado dos estudantes. Entenda como funciona

​​​​Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020, a equipe do Colégio Marista Rosário, assim como diversas instituições de ensino, precisou ser criativa na elaboração de atividades que fossem compatíveis com o planejamento anual já programado. Para isso, as diferentes estratégias educacionais precisaram se adequar ao novo momento remoto com o desenvolvimento de recursos tecnológicos disponíveis em sua estrutura de trabalho, assim como a inserção de novos processos. 

Entre eles, a elaboração de um planejamento desenvolvido para contemplar o ensino tanto de forma remota quanto presencial, a partir da liberação das atividades presenciais por parte do poder público. A nova modalidade consiste na transmissão do ensino híbrido presencial e online/domiciliar, ou seja, bimodal. A bimodalidade é uma realidade possível por meio do investimento em recursos tecnológicos que permitam a transmissão simultânea de aulas presenciais realizadas para os estudantes em sala de aula e também atividades gravadas nos espaços da escola.

Nesse contexto, foram utilizadas as plataformas Marista Virtual e Microsoft Teams, com atividades online de segunda a sexta-feira para estudantes que, por opção das famílias ou pelo sistema de rodízio semanal, estarão acompanhando às aulas em suas residências. Mesmo em novo formato, as aulas assíncronas contemplam roteiros de estudos com atividades semanais incluindo videoaulas, exercícios, indicação de leituras e a utilização dos livros didáticos digitais.

Inicialmente, o Marista Rosário precisou se reinventar em formas de manter o estudante engajado, conta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Carla Spagnolo. Para isso, a possibilidade de um novo ecossistema de recursos disponíveis aos antigos projetos se ampliou para a construção de narrativas únicas, nas quais a tecnologia é um dos pilares que possibilitou a continuidade do processo de ensino e de aprendizagem.

— As ações presentes nessa reinvenção estão materializadas em forma de grupos de trabalho e diversos outros projetos como fórum de sustentabilidade online, trabalho interdisciplinar de pesquisa, assembleias, entre outros — explica. 

Ainda em um cenário atípico de pandemia, as atividades que retornaram ao formato presencial foram adaptadas para a preservação da segurança de cada estudante. Para tanto, a instituição conta com medidas como o uso obrigatório de máscara por todos que circularem pelo colégio, higienização constante dos espaços, escalonamento dos horários de entrada, saída e de recreio, além de treinamentos de segurança contínuos entre professores e funcionários.

No entanto, buscando preservar a opção de escolha a todos os pais ou estudantes que optaram pela maior permanência em casa, a bimodalidade continuou até a conclusão do calendário letivo de 2020. No que diz respeito a isso, a instituição reforçou seus equipamentos, assim como estruturou suas plataformas para atender às demandas do momento.

Educação Infantil recebeu atenção especial no retorno às aulas presenciais

Na Educação Infantil, a volta presencial dos estudantes em outubro teve um cronograma específico. As atividades designadas para as crianças contaram com as aulas da professora titular e também com as disciplinas especializadas como Educação Física, Educação Musical e Língua Inglesa, de forma que fosse possível a dinâmica bimodal de aulas.

Para essas turmas, é especial a preocupação com o engajamento de alunos e com o desenvolvimento de atividades específicas para a potencialização de suas habilidades individuais desde cedo. Dessa forma, visando manter atividades de socialização similares às que crianças da Educação Infantil teriam no ambiente presencial, a coordenadora pedagógica Glauce Bencke afirma que plataformas online, neste caso o Microsoft Teams, foram ferramentas essenciais na continuidade ao desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem.

–  O projeto “Amigo estou aqui”, com crianças de 5 anos, possibilitou o resgate do vínculo construído nos primeiros dias de aula, manifestações das emoções e sentimentos tão importantes nesse período de isolamento, além de conhecer características, semelhanças e diferenças entre os envolvidos nesse processo – destaca Glauce.

Para Rubiane Oliva, professora de Educação Física da Educação Infantil, o desafio foi garantir que o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, fundamentais para a faixa etária, pudessem ser estendidos ao ambiente remoto de forma satisfatória. Para isso o projeto "Identidade", idealizado por gestores e educadores da Rede Marista, propôs que as crianças buscassem conhecer seu corpo, se movimentando de múltiplas formas, construindo seu esquema corporal e orientação espacial.

— Como professora de Educação Física, os cômodos se tornaram espaços para atividades corporais e brincadeiras mediadas através de um canal de comunicação, a internet. A partir disso, uma nova configuração se tornou realidade e junto à oportunidade de ousar, arregaçar as mangas, repensar as práticas e reinventar atuações — aponta Rubiane.

Para a professora, o desenvolvimento motor nessa faixa etária é imprescindível:

— Estamos falando de uma infância potente, que precisa expressar o que sente, se interessa, pergunta, tem muitos desejos, brinca: é uma infância plural e diversa.

Apesar das restrições do momento, os educadores viram a possibilidade de ampliação do repertório motor, autonomia e de proporcionar a exploração de experiências positivas que possibilitem a aprendizagem dos estudantes, acolhendo e mantendo uma escuta ativa de seus universos particulares.

— Sem dúvida reaprendemos a flexibilizar e a praticar a sensibilidade, pois são muitos os desejos compartilhados por meio dos encontros virtuais. Mesmo a distância, aprendemos como acompanhar, escutar, dar suporte e encorajar a participação do estudante e, ao mesmo tempo, fomentar a importância do apoio solidário das famílias — conclui a educadora.