Navegar para Cima

Notícias

Carta aberta ao Terceirão 2022

18/02/2022
Nosso jeito de educar
Ex-estudante Elisa Corrêa Gomes, do Terceirão 2020, escreve para o 3º ano EM deste ano

​​​​Por Elisa Corrêa Gomes, do Terceirão 2020Fotos redondas (4).png 

José Régio, em seu poema intitulado “Cântico Negro”, escreve sobre um indivíduo que nega seguir o caminho sugerido pelos outros. É ele quem decide para onde vai e como vai. Há um trecho que diz assim:

“Se vim ao mundo, foi

Só para desflorar florestas virgens,

E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!”

E é com essa mentalidade que o Terceirão 2022 deve iniciar o ano letivo. Por ser o último ano do Ensino Médio, ele marca o fim da trajetória no Ensino Básico e um possível início do caminho rumo ao Ensino Superior. Digo “possível” porque cabe a cada um de vocês decidir o que fará em seguida: seja ingressando em um curso de Ensino Superior, seja investindo em outra área, o importante é realizar o que deseja, mesmo que para isso precise “desenhar seus próprios pés na areia inexplorada”.

Aproveitem o Terceirão da melhor forma que puderem​. É o fim de um longo ciclo, mas também marca o início de uma nova fase na vida de cada um de vocês. Não se deixem levar por brigas fúteis, discussões desnecessárias e outras situações negativas. Busquem desfrutar dos momentos que terão em cada uma das turmas, pois eles serão únicos e com certeza muito especiais. Além disso, embora o 3º ano do Ensino Médio seja encarado como o “Ano do Vestibular”, ele não é apenas isso: ele também é um ano para fortalecer ainda mais os laços de afeto que vocês têm com seus colegas e professores.

Assim como o eu lírico de “Cântico Negro”, são vocês que decidem o próprio trajeto a ser seguido daqui para frente. Guiem-se pelas suas próprias ambições e seus maiores anseios, e não por aquilo que os demais esperam de vocês - mesmo que pareça assustador e incerto no início. Esse é o caminho para um bom futuro.

Façam muito proveito do Terceirão 2022. Desejo a todos e todas o melhor ano possível.​​