Clube de Educação Financeira: habilidades e competências para o futuro

04/10/2021
Preparação para o futuro
Encontros conectam estudantes dos Anos Finais EF ao tema, além de auxiliar no planejamento financeiro e metas pessoais

​​Quando pensamos nas habilidades e competências que os estudantes desenvolvem na escola, não podemos deixar de considerar a aplicabilidade no futuro. Com certeza, a maioria irá administrar seu próprio dinheiro um dia e também vai lidar com questões como consumo consciente, investimentos e planejamento. A Educação Financeira possibilita uma leitura de mundo mais profunda, entendendo as relações de interesse contidas nas ações do cotidiano.

O professor de Matemática, Gabriel Rocha, explica que normalmente a Educação Financeira é desenvolvida durante as aulas de Matemática em conteúdos específicos e como plano de fundo deles. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê um desenvolvimento transversal acerca da temática, mas muitas vezes, a temática não é abordada na profundidade adequada, por isso acaba ficando como contextualização, sem debates específicos.

Para proporcionar um estudo mais aprofundado do tema, o Marista Rosário criou o Clube de Educação Financeira. Destinado aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a atividade prevê debates acerca de temáticas financeiras, baseadas no edital da Olimpíada Brasileira de Educação Financeiras (OBEF). “Utilizaremos vídeos de pessoas que atuam no mercado financeiro para conectar com a realidade, além de tabelas de planejamento financeiro e formas de potencializar pequenos projetos pessoais dos alunos, como economizar para comprar determinado produto, buscando metas semanais e mensais", afirma Gabriel.

A aula inaugural contou com a fala da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dra. Raquel Janissek Muniz, que é mãe de duas estudantes participantes do Clube. Atualmente, o grupo conta com 260 inscritos, caracterizando aproximadamente 23% dos estudantes dos Anos Finais. Os encontros serão todos online e os participantes divididos em três turmas. As aulas estão todas gravadas, então os integrantes estão assistindo de forma assíncrona e construindo as mesmas ideias dos estudantes que participam sincronamente.

Quais as vantagens de estudar Educação Financeira?​

• Planejamento do futuro

• Consumo consciente

• Planejamento financeiro familiar

• Possibilidade de escolha frente a situações do cotidiano

• Escolhas conscientes​

Educação Financeira no Novo Ensino Médio

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista​ será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Entre os Percursos Investigativos está a Educação Financeira.

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.​

​​É tempo de ser Marista! Saiba quais são nossos diferenciais