Colégio investe em novidades para 2020

27/01/2020
Qualificação da infraestrutura faz parte do Plano Diretor da escola

​​Segundo o Projeto Educativo do Brasil Marista, no universo pedagógico, a arquitetura e os espaços ganham contornos mais amplos e complexos, funcionando como um terceiro educador. Por isso, pensando na oferta de uma educação integral de qualidade celebrada por um currículo em movimento, todos os anos, o Marista Rosário realiza uma série de melhorias na sua infraestrutura para proporcionar um ambiente ainda mais completo para o aprendizado e bem-estar da comunidade educativa.

As áreas, planejadas por educadores de diferentes setores, buscam atender ao cultivo aos valores humanos e cristãos, a excelência acadêmica, à cultura e à integração e fazem parte do Plano Diretor do Colégio.

Confira algumas das novidades para o ano letivo de 2020:

Novo espaço para o AEE: o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ganhará uma nova sala de recursos para seu público-alvo. Será na sala 062, no andar térreo do Prédio A, recebendo um novo conceito em um ambiente mais amplo para os atendimentos em geral.

Novo Pátio Infantil: o parque infantil, ou “pátio de areia” como é conhecido, utilizado pelos 1º, 2º e 3º anos EF, será integralmente reformulado. Brinquedos e quadras adaptadas, assim como um espaço de diferentes abordagens e brincadeiras, terão destaque nesse novo espaço de integração. Também está previsto um novo banheiro no local.

Salas de aula do Terceirão: os estudantes e educadores do Terceirão iniciarão o ano com novidades. As salas de aula receberão o mesmo conceito dos espaços já executados em anos anteriores, permitindo maior interação e ambiência para o aproveitamento de estudos.

Saguão do 1º andar: próximo às salas do Terceirão, o saguão da Cantina do Toni, no 1º andar do Prédio A, será remodelado. Com a intenção de ficar mais atrativo para a comunidade escolar, essa mudança possibilitará a interação entre seus usuários em um ambiente planejado para esse fim.

Serviço de Orientação Educacional (SOE): atual área do SOE será renovada. Estão previstas novas salas de atendimento, de reuniões e de serviços.

Gerador de energia: será instalada uma unidade de gerador para alimentação do Prédio B e Centro Esportivo. A obra ocorrerá no andar térreo do estacionamento.

Acessibilidade no Prédio C: uma nova rampa de acesso, permitindo melhor fluidez dos públicos, será construída entre os prédios B e C. Nesse local também serão construídos novos sanitários e um novo elevador será instalado para acessar os diferentes andares do Centro Esportivo, atendendo o acesso da área infantil da Osvaldo Aranha e também a Sala de Balé. No 3º andar (local das quadras 4 e 5) estará situada a nova Sala de Educadores do Prédio C.

​Sobre o Plano Diretor do Colégio

O Plano Diretor é um documento que orienta as mudanças atuais e futuras na infraestrutura e constitui-se como uma importante ferramenta de planejamento para os investimentos em arquitetura e infraestrutura, visando ao melhor uso do espaço físico da escola. O Plano faz parte do Planejamento Estratégico 2012-2022.

Entre as intervenções já entregues desde 2010 estão a Biblioteca, o Refeitório para educadores, a Cantina Toni Naturale, a Enfermaria, diversas Salas de Aula, o acesso ao Pátio Central, o Espaço Verde, o Espaço de Arte, os laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia, o LabCriar, as salas da Pastoral Escolar, da Coordenação Pedagógica e dos Educadores, o Restaurante Sabor Família e o refeitório da Educação Infantil.

Em 2018, o Plano Diretor do Colégio Marista Rosário recebeu menção honrosa no 9º Prêmio de Inovação em Educação do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS).