Colégio promove segunda edição de evento de simulações diplomáticas

06/03/2020
Nosso jeito de educar
Evento ocorrerá dias 24 e 25/4

​​O Colégio Marista Rosário, por meio do seu Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd), realizará a segunda edição do evento de simulação diplomática usando o modelo de debate das Nações Unidas. O II MUNdo Marista Rosário ocorrerá nos dias 24 e 25/4, das 13h30 às 22h e das 8h às 20h.

Nas sessões, os estudantes do 9º ano EF e EM representam papéis diplomáticos em uma série de comitês, abordando temas de abrangência e relevância global, como tratados internacionais e suas violações a conflitos contemporâneos. Os jovens representam um país e sua posição em um tema específico, e buscam soluções para o problema apresentado.

Os participantes poderão se inscrever em um de seis comitês:

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – Vulnerabilidade da criança brasileira (24 representações).

Organização Mundial da Saúde (OMS) – Doenças reemergentes e pandemias - a mobilização internacional no planejamento em saúde​ (30 representações).

United Nations Security Council (UNSC)Ukraine Situation 2013/2014 (30 representações).

Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) – Crise do Petróleo e Yom Kippur (30 representações).

Agência de Comunicação (AC) (16 representações).

Gabinete Simultâneo Histórico (GSH) – Revolução Farroupilha (30 representações).​

Serão oferecidas 160 vagas. As inscrições vão até o dia 13/4 e podem ser feitas aqui​.

Confira a programação completa:

​SEXTA-FEIRA, 24 DE ABRIL

SÁBADO, 25 DE ABRIL

​13h30 – 14h30: Credenciamento

​8h – 10h: 3ª Sessão

​14h30 – 15h30: Passagem de regras

​10h – 10h30: Coffee Break

​15h30 – 16h30: 1ª Sessão

​10h30 – 12h: 4ª Sessão

​16h30 – 17h: Coffee Break

​12h – 13h30: Almoço

​17h – 19h: 2ª Sessão

​13h30 – 15h: 5ª Sessão

​19h – 21h: Abertura Oficial

​15h – 16h: Conferência de Imprensa

​21h – 22h: Coquetel de abertura

​16h – 18h30: 6ª Sessão

​18h30 – 20h: Encerramento ​

Sobre a Pedagogia Marista:

A pedagogia marista busca ampliar o olhar e modos de compreender do estudante por meio de atividades expositivas dialogadas. Grupos de trabalhos, debates e seminários direcionados priorizam a interpretação, discussão de contextos internacional, nacional e local. O objetivo é promover o diálogo e o debate, por meio de argumentos coesos sobre diferentes situações e problemas, fazendo com que o estudante desenvolva a capacidade de ouvir e de avaliar argumentos contrários.

A Pedagogia da Interação:

Segundo o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a escola marista torna-se espaçotempo de reflexão, discussão e participação responsável nas questões que envolvem a dinâmica da comunidade educativa, procurando garantir o direito de expressão de todos, o exercício do pensamento reflexivo, o colocar-se no lugar do outro e a busca de alternativas e soluções compartilhadas. Sendo assim, o espaçotempo de negociação e acordos implica a pedagogia da interação, do respeito e da diferença. Esse espaçotempo se concretiza nos mais diferentes ambientes e situações pedagógicas: salas de aula, recreios, debates, palestras, atividades e competições esportivas, culturais e acadêmicas, intercâmbios, estudos do meio, estudos dirigidos, seminários, assembleias, fóruns, representações estudantis, etc.

Espaçotempo: é a expressão usada no projeto educativo para designar as escolas Maristas, conforme explicado no item 6.4.3 “São compreendidas como espaçotempo, pois se materializam num tempo e lugar, localizados, precisos, específicos, numa história e geografia cotidianas, nas quais nos formamos como sujeitos da educação, da Educação Marista." Espaçotempo é um continuum que se refere ao espaço e ao tempo de modo interrelacionado. Nessa perspectiva, é necessário pensar fatos, processos, fenômenos, situações-problema considerando simultaneamente as especificidades espaciais e temporais, ou seja, as coisas – fatos, eventos, fenômenos, processos - acontecem em espaços e tempos precisos e determinados.