Como a leitura está presente nos diferentes níveis de ensino do Marista Rosário

11/04/2022
Nosso jeito de educar
Hábito é estimulado e desenvolvido desde a Educação Infantil

​​​Para além da sala de aula, a leitura ajuda a nos constituirmos como indivíduos, contribuindo para a formação da nossa personalidade e da nossa maneira de ver o mundo. Ler com frequência leva à ampliação do vocabulário, ao aprimoramento da escrita e do raciocínio, e ao desenvolvimento da capacidade crítica e da imaginação.

Por isso, no Marista Rosário, estudantes de todos os níveis de ensino são incentivados a manter o hábito de leitura, seja por meio de diversas experiências, que vão desde brincadeiras, músicas e contação de histórias, até atividades planejadas de acordo com a faixa etária das crianças e dos adolescentes. Confira as ações desenvolvidas na escola referente a este tema, que fazem parte do Programa de Formação do Leitor:

Educação Infantil
O incentivo à leitura começa desde cedo, quando os estudantes dispõem de horários semanais na Biblioteca de uso exclusiva deste nível de ensino e mediações de leituras. O Colégio cultiva várias formas de aproximar o estudante do universo literário, como a leitura em sala de aula, hora do conto, visitas à​ Biblioteca e por meio dos projetos de leitura de cada Nível da Educação Infantil. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura.

Anos Iniciais
Com a consolidação do processo de alfabetização, o hábito se intensifica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola conta com horários semanais de visita à Biblioteca, mediação de leituras, modalidades diárias e diversificadas de leitura (socializada, mediada, individualizada), adoções semestrais, encontros com ilustradores e escritores, projetos como o Clube do Livro e a plataforma de livros Elefante Letrado que conta com obras de autores consagrados e diferentes gêneros literários, um ambiente lúdico e interativo, como jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e a opção de gravar as leituras.

É nesta etapa que tem início o projeto Ciranda da Leitura, que visa aperfeiçoar a​ compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos estudantes. O projeto é realizado até o 5º ano EF com diferentes abordagens por ano.​

Anos Finais

Os estudantes são incentivados a ler, resumir, debater e opinar sobre três livros por semestre. O Colégio disponibiliza para os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio acesso à Árvore Livros, plataforma que pode ser vista como uma extensão virtual da b​iblioteca, na qual são ofertadas milhares de obras, categorizadas de acordo com cada nível de​ ensino e área de interesse. Além de os estudantes terem livre acesso às obras disponíveis, também há a possibilidade de realizar atividades interativas, leituras simultâneas pela turma e projetos de leitura.

Atualmente, o Colégio conta com seis estudantes entre os 100 maiores leitores do país. São eles:

Joana Gules M. - Turma 66 - 12º posição
Maria Eduarda Santos D. - Turma 63 - 30º posição
Kelvin Xia - Turma 61 - 47º posição
Johann Giordani H. - Turma 66 - 49º posição
Alice Callegari E. - Turma 61 - 69º posição
Antonio Tiede de Q. - Turma 66 - 87º posição

A partir de abril de 2022, os jovens poderão participar de um grupo novo no Colégio: o Clube do Livro para os Anos Finais, que irá trabalhar com projetos mensais, focados em temáticas capazes de despertar o gosto pela leitura, convidando escritores para rodas de conversa e leitura e promovendo desafios que instiguem os estudantes a participarem dos encontros.

Ensino Médio
​Além dos diversos autores trabalhados ao longo do ano, as leituras exigidas para o vestibular da UFRGS são abordadas com maior ênfase. Por meio do Rosário Café, evento cultural que discute obras em horários extraclasse, os enfoques e debates mais aprofundados são possíveis. O Seminário de Leituras Obrigatórias também objetiva esclarecer temáticas abordadas nos vestibulares.

Para este nível de ensino, a novidade em 2022 é o Clube de Leitura. A ideia é debater aspectos importantes para a leitura e a escrita literária de maneira a contemplar aqueles que gostam de ler e/ou escrever e querem exercitar sua curiosidade, sua criticidade e sua criatividade. Neste grupo, serão selecionados contos de várias temáticas e estruturas para que os participantes discutam os elementos da narrativa. Será um momento para descobrir outras visões e discussões que podem também vir a fazer parte de repertório cultural, social e pessoal dos jovens.

Além desses projetos, o Colégio também realiza as Estações Arte-Literárias , iniciativa criada em 2019 para festejar a leitura durante todo o ano letivo.​