Navegar para Cima

Notícias

Como aproveitar o tempo livre no recesso escolar?

23/07/2021
Educação
Confira dicas de brincadeiras e leituras para aproveitar o período com criatividade

Com a chegada do recesso escolar, é comum que as famílias busquem atividades para preencher o tempo em que os filhos estariam em aula. No entanto, é importante lembrar que é momento de desacelerar, brincar e deixar a imaginação fluir. Para a aproveitar o período livre, é possível propor atividades que demandam apenas iniciativa e criatividade. Algumas brincadeiras feitas com materiais simples costumam agradar as crianças e garantem diversão.

Outra maneira de aproveitar o tempo livre, é incentivar a leitura. Esse é um hábito que deve ser cultivado desde cedo, afinal, quanto antes as crianças entrarem em contato com a leitura, maior será a tendência a gostarem de ler no futuro. 

Confira as sugestões de brincadeiras da professora Rubiane Oliva e de leitura da bibliotecária Juliana Hugo.​

Dicas de brincadeiras

Por Rubiane Oliva

Trilha de obstáculos

Hora de se movimentar! Com o auxílio de almofadas, cadeiras e objetos que não sejam perigosos, crie um circuito com obstáculos em casa. Marque um ponto de partida e uma chegada e fale para a criança ultrapassar os obstáculos. Depois mude tudo de lugar e proponha um novo desafio!​

Monte um acampamento dentro de casa

Um mínimo de bagunça em casa está permitido durante as férias! Montar cabanas é uma atividade cheia de acolhimento e afeto. Que tal deixar as crianças ocuparem outros ambientes da casa? Usando lençóis, prendedores de roupa, cadeiras e sofás monte uma cabana recheada de travesseiros e almofadas para as crianças. Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação. O cantinho pode virar castelo mágico, nave espacial ou caverna.​

Pular amarelinha

Fácil de fazer! Desenhe a amarelinha com giz ou mesmo uma fita adesiva colorida. A criança vai ao início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar os pés nessa casa, ela atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só, dependendo do formato da casa. Ao chegar ao fim, dá a volta e começa de novo, voltando para pegar a pedra, sem pisar na casa onde a pedrinha está. Não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la para fora do diagrama, pois perde a vez.​

Dicas de leitura

Por Juliana Hugo

Educação Infantil

Os diferentes, de Paula Bossio

Por que ler? Uma menina acorda e, ao andar pelas ruas, faz estranhas descobertas. Sente-se desconcertada quando se dá conta de que existe algo estranho em cada pessoa que vai encontrando pelo caminho: no ponto de ônibus, no parque, nas ruas, na escola, na lanchonete... “Existe muita gente estranha andando por aí, vocês não perceberam?", ela questiona, surpresa. Todos parecem ser diferentes, exceto sua família. Assim que chega em casa, sua sensação de estranhamento se esvai e ela se sente segura, confortável e igual entre os seus. Mas será que é assim mesmo?

A senhora Verdade e a dona História, de Ilan Brenman

Por que ler? A senhora Verdade é linda, mas ninguém quer ouvir suas histórias. Depois de ser expulsa de uma praça, ela conhece a dona História, que pensa em um plano para ajudar a nova amiga. A partir de um conto da sabedoria popular árabe, o autor propõe à criança uma reflexão divertida, sem deixar de ser séria, sobre o discurso histórico e as ferramentas retóricas que envolvem a construção da verdade.

Anos Iniciais (1º ao 3º ano EF)

Do acervo local:

O muro no meio do livro, de Jon Agee

Por que ler? Tem um muro no meio deste livro. E um pequeno cavaleiro está seguro de que o muro protege o lado bom do livro dos muitos perigos do outro lado – um tigre faminto, um rinoceronte gigante e, o pior de todos, um ogro terrível que vai devorá-lo. Mas nem tudo é o que parece.

Disponível online:

A canção dos pássaros, de Zeca Baleiro

Por que ler? Um gostava de samba, o outro de blues e o terceiro de baião, mas o poder da música reuniu os três pássaros para cantar uma só canção.​

Anos Iniciais (4º e 5º anos EF)

Do acervo local:

Maroca e Deolindo, de André Neves

Por que ler? Maroca e Deolindo apresenta uma viagem pelo Brasil marcada pelo calendário festivo, em que o autor, para contar uma história, se apoia no espaço e tempo de uma festa regional. Seja um conto de amor, de casamento, de fé ou de sonhos, André busca costurar poesia e reflexões, ancoradas no barco das tradições folclóricas.

Disponível online:

O garoto invisível

 Por que ler? Gabriel é um adolescente que descobre que vai mudar de cidade. A notícia deixa o jovem inseguro, mas junto com ela chega outra surpresa: uma caixa. Em busca de desvendar a identidade de quem lhe enviou a surpresa, Gabriel acaba descobrindo a sua própria identidade. ​

Anos Finais (6º e 7º anos EF)

O menino do dedo verde, de Maurice Druon

Por que ler? Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

Anos Finais (8º e 9º anos EF)

A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket, de John Boyce

Por que ler? A família Brocket tinha muito orgulho de ser perfeitamente normal. Alistair, Eleanor e seus dois filhos moravam numa casa normal, num bairro normal, onde faziam coisas normais, sempre evitando que algo fora do comum pudesse acontecer. E assim levavam uma vida pacata e sem sobressaltos - até o dia em que Barnaby Brocket veio ao mundo. Bastou o caçula nascer para todos perceberem que ele era um pouco diferente: logo que se separou do corpo da mãe, o bebê foi parar no teto do hospital... Ele flutuava! 

Ensino Médio

O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa

Por que ler? Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe

Por que ler? Como em uma reunião de recortes de sua vida, um neto reconstitui as memórias que guarda do avô, seus ensinamentos e a maneira como ele provocava sua curiosidade na investigação dos sentimentos das pessoas, como um detetive de interiores. Esse é um pequeno conto de Valter Hugo Mãe que, a partir da perspectiva infantil, examina o que seriam as mais belas coisas do mundo.

Bônus: https://espacodeleitura.labedu.org.br/

Por que acessar? O Espaço de Leitura proporciona diferentes experiências às crianças, tanto com a leitura, quanto com jogos interativos e literários.​​