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Como conciliar descanso e aprendizado no período de férias?

28/01/2022
Cultura
Entender os interesses e respeitar o tempo de cada um é fundamental

​​​​​​​​​​​​​​O final de um ano letivo traz consigo o entusiasmo pela conclusão de mais uma etapa e abre as portas para o merecido descanso. Embora estejamos condicionados a agendas cada vez mais cheias e rotinas repletas de tarefas e obrigações, esta pausa é fundamental para a saúde e até mesmo para reorganizar as ideias e preparar a mente para o período escolar que está por vir.  Mas, e o que fazer para não deixar a cabeça “enferrujar” e chegar na volta às aulas sem sentir tanto a mudança na rotina? Saiba que a resposta é muito mais simples e divertida do que parece.

Estamos falando da leitura, uma atividade prazerosa e, ao mesmo tempo, eficiente para manter o cérebro funcionando. Além de ser um dos métodos mais reconhecidos para adquirir novos conhecimentos, ler também contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, do vocabulário e do repertório intelectual, competências importantes para todos, sobretudo para aqueles que ainda estão em processo de formação para a vida adulta. Somado a isso, também é uma excelente opção, também, para o entretenimento, especialmente em tempos em que o distanciamento social ainda é a alternativa mais segura contra o coronavírus, pois trata-se de um exercício que pode ser praticado individualmente.


Cultivando o hábito

Para o professor de Língua Portuguesa Gilberto Fonseca, o principal incentivo para criar o hábito de leitura se dá por meio do exemplo. Além disso, ele enfatiza a importância de estimular a prática como uma atividade prazerosa, pela qual o leitor deve identificar assuntos de seu interesse e procurar por publicações que estejam de acordo com eles, sejam elas livros, revistas, histórias em quadrinhos e o que mais estiver ao seu alcance. “Outra sugestão é começar com leituras mais curtas, especialmente para aqueles que ainda não adquiriram este hábito", salienta. Ex-estudante de teatro, usa também da dramaticidade para despertar o interesse dos estudantes, o que é uma excelente alternativa para chamar a atenção das crianças, especialmente aquelas que estão no início do processo de alfabetização. 

Nesse sentido, uma opção bastante interessante para ajudar a despertar o interesse pela leitura já na infância são as histórias em quadrinhos, pois além de chamarem atenção por unirem textos literários a ilustrações, costumam ser compostas por narrativas mais leves e de fácil compreensão, o que torna menores as chances de os pequenos cansarem da história rapidamente, além de serem produções acessíveis e com excelentes opções nacionais. Em virtude de seu formato dinâmico, este tipo de publicação oferece uma série de outros benefícios, como o desenvolvimento de talentos como o desenho e a pintura, por despertar o interesse em reproduzir suas ilustrações, a atuação teatral, ao apresentar diferentes personagens em constante interação, bem como promover o contato com diferentes regras gramaticais, o que ajuda a aperfeiçoar a escrita.

Para ajudar a incentivar a leitura em casa, a Biblioteca Marista Rosário​ preparou algumas dicas para todas as idades. Confere aí:


Para a Educação Infantil:

  • Leia em família: quanto mais cedo for o contato da criança com os livros, mais forte será a relação dela com eles. Além disso, a leitura para os filhos é um momento de aproximação e afeto em que o adulto doa seu tempo, sua atenção e seu carinho;

  • Converse sobre as ilustrações: mesmo que o estudante ainda não faça a leitura das palavras, ele já faz a leitura das imagens. Demonstre interesse e estimule as interpretações deles sobre as ilustrações na história;

  • Ler para ouvir e brincar: procure conhecer o livro antes de contar a história para as crianças. A reflexão sobre a leitura pode ser com uma conversa, um desenho ou uma brincadeira inspirada na história. Dessa maneira vocês irão conversar sobre o que leram e poderão compreender o que cada um tirou da história para si.

  • Estimule o acesso a canais com contação de histórias: conhecer muitas histórias é ampliar sua visão de mundo, sua capacidade de se colocar no lugar do outro, sua criatividade. Por isso, quanto mais leituras e diálogos sobre as histórias assimiladas, melhor para o seu desenvolvimento. 


Para o Ensino Fundamental:

  • Fique atento às dificuldades de leitura: é comum que na fase de alfabetização a criança demore mais a assimilar as palavras e relacioná-las a fim de compreender o sentido no texto. Mas é preciso um olhar atento ao seu desenvolvimento, pois a criança pode demonstrar sinais como troca de letras, dificuldade de se comunicar ou de começar a escrever. Nesses casos, continue estimulando respeitando o seu tempo e, se for necessário, procure auxílio de especialistas. Isso ajuda a evitar que um problema pequeno tenha efeitos duradouros no ​​​desenvolvimento da criança e, também, na sua relação com a leitura.

  • Escolha um livro adequado: quanto maior a disponibilidade de livros para as crianças, melhor, mas por vezes se faz necessária a orientação do adulto que conhece mais livros e autores para que os menores tenham acesso à uma literatura de qualidade. Além disso, a linguagem utilizada e a relação do texto com as ilustrações são elementos que podem tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Pesquise sobre o livro que irá indicar e se pergunte se a criança fará as relações necessárias para a compreensão do texto.

  • Conecte os livros aos assuntos favoritos: é preciso conhecer o leitor para fazer uma indicação adequada. Perguntar quais são seus interesses (filmes, jogos, séries, esportes) antes de indicar uma leitura é algo essencial para que a criança se conecte ao texto.

  • ​Leitura e conversas: incentive a leitura sendo exemplo de leitor, converse sobre os livros que você está lendo e pergunte sobre os livros lidos pela criança. Somos seres sociais e quanto maior a socialização da leitura, maior o interesse do jovem por ampliar seu repertório literário. 


Para o Ensino Médio:

  • Participe de Clubes de Livros: nada melhor que bater um bom papo sobre a leitura realizada! Os clubes de leitura são muito conhecidos por aproximar pessoas e favorecer o diálogo sobre uma obra com suas vidas, além de auxiliar no hábito de estar sempre com uma leitura em andamento, tendo em vista que você não irá querer participar da reunião estando por fora do assunto. No Marista Rosário, é possível participar do Rosário Café.

  • Inscreva-se em redes sociais colaborativas ou aplicativos de leitores: utilize esses canais para interagir com as leituras realizadas, trocar livros com outros leitores, criar uma estante online de seus livros para ter um controle dos que você já leu, tem na sua estante ou já pegou emprestado. Essa última característica também move nosso espírito de colecionador com nossas leituras já realizadas, em andamento ou almejadas.

  • Tenha um diário de leituras: se você não quer deixar pública a sua opinião sobre um livro, mas quer fazer um registro de suas reflexões durante a leitura para revisitá-las no futuro, crie um diário, caderno ou bloco de leituras. Essas anotações também vão ajudar quando você quer indicar um livro, mas só consegue recordar dos personagens, assunto, enredo e não lembra do título ou autor.



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