Navegar para Cima

Notícias

Como contribuir para o desenvolvimento sustentável?

03/09/2020
Nosso jeito de educar
Estudantes propõem soluções para o tema, baseados nos objetivos da ONU

​Para discutir e apresentar propostas de resolução de problemas do cotidiano listados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, durante as aulas remotas do Laboratório de Biologia, estudantes dos 1º e 2º anos EM participaram do Fórum da Sustentabilidade

Ao todo, 143 grupos de pesquisas trouxeram propostas para solucionar ou amenizar situações como pobreza, fome, acesso à educação inclusiva e a disponibilidade de água e saneamento para todos, entre outros temas. Reunidos em três colegas, os alunos construíram um mapa mental com propostas plausíveis de solução para o problema estabelecido e depois apresentaram para a turma durante o Fórum. Entre as soluções apresentadas, estão propostas como atendimento psicológico e oportunidades de trabalho para moradores de rua, incentivos para energias limpas, ações inclusivas em escolas públicas e iniciativas para diminuição do plástico no cotidiano e a poluição dos oceanos. 

A estudante Fernanda G., do 1º ano EM, considerou o trabalho inspirador. “Aprendi muito, a aula foi incrível!”, afirma. 

Segundo o professor Paulo Prates, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são uma importante ferramenta de discussão para os próximos anos em todo o mundo e devem ser pensados em todas as instâncias da sociedade, inclusive na escola. “Precisamos discutir ações com o propósito de elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, explica.

___________materia.jpg​Fórum de Sustentabilidade 

Sobre a pesquisa científica 

A pesquisa científica está presente em todos os níveis de ensino do Marista Rosário. O Projeto Educativo do Brasil Marista aborda a pesquisa científica de acordo com as competências acadêmica, política, tecnológica e ético-estética, através da investigação, análise crítica de dados, posicionamento de ideias, consciência planetária e formação ética.

Apresentação em congresso 

O projeto Fórum da Sustentabilidade – discussões de problemas do cotidiano, de autoria do professor Paulo Prates e da coordenadora pedagógica do EM Carla Spagnolo, será apresentado no Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade – um olhar sobre o ODS no dia 5/9.