Como eu posso ser luz na vida de alguém?

21/07/2021
Educação
Área de Ciências Humanas desenvolve trabalho que motiva a reflexão coletiva e a solidariedade

É possível gerar esperança a partir de momentos tão desafiadores como os enfrentados pelo mundo inteiro recentemente? Por meio do trabalho de sequência didática O espaçotempo da humanidade no contexto da pandemia, estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário mostram que sim.

A partir do problema: “Quais mudanças de percepção dos espaçotempos podem ser analisadas na humanidade a partir do contexto da pandemia de Covid-19?", os estudantes foram convidados – nas duas primeiras etapas do projeto –, a refletirem coletivamente sobre a realidade imposta pela pandemia, à luz de diferentes conceitos e reflexões dos componentes de Ciências Humanas. Elementos como espiritualidade, afeto, tempo, espaço e relações sociais e/ou pessoais guiaram uma avaliação por parte dos alunos sob diferentes temporalidades: o antes, o durante e as projeções pós-pandemia. Tais reflexões feitas em grupo resultaram em um seminário com as turmas, que proporcionou a partilha de ideias e percepções entre colegas e professores, oportunizando também o diálogo entre os que estão acompanhando as aulas nas modalidades remota e presencial, em função da bimodalidade.

Em um movimento individual, por meio das reflexões feitas em grupo, os estudantes foram convidados a produzir mensagens de esperança que posteriormente serão distribuídas a determinados setores de nossa sociedade, como os profissionais de saúde, a fim de contribuírem com este momento tão delicado para tantas pessoas, promovendo uma participação solidária e empática com a realidade do próximo.

Com a intenção de proporcionar uma ampla liberdade criativa, os participantes puderam optar pelo formato de mídia que melhor desenvolveria sua autonomia de criação. Sendo assim, foi oportunizada a construção de textos, vídeos estilo stories e também áudios em formato podcast. Segundo o professor de Ensino Religioso Renan Ferreira, os produtos criados demonstraram a apropriação dos conceitos trabalhados nas etapas de desenvolvimento do trabalho. “Percebemos uma forte conexão com a realidade e a este desafio atual vivido pela humanidade, além da sensibilidade na construção de mensagens. Esperamos que elas contribuam na promoção da esperança, algo tão caro a todos em nossos dias." completa o educador. ​

A metodologia de sequência didática:

A sequência didática faz parte da metodologia curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Marista Rosário. O conceito abrange o planejamento, desenvolvimento e avaliação de um conjunto de atividades ligadas entre si, reunindo os componentes curriculares nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos.

Elas são intensionais (e “intensionais", com “s" mesmo, pois tensionam o currículo pronto e acabado e este é aberto para outros saberes que possam surgir da interações e escuta da turma), planejadas, criadas, orientadas e desenvolvidas para a realização de determinados objetivos didáticos, voltados à aprendizagem dos estudantes, à apropriação, produção e sistematização de conhecimentos – específicos de um componente curricular ou ainda aqueles que têm um caráter mais interdisciplinar –  pelos alunos.

Nelas, o percurso didático (de ensino-aprendizagem-avaliação) é conhecido tanto pelos professores quanto pelos estudantes. As etapas do processo ensino-aprendizagem são devidamente preparadas pelo professor, contemplando as ações tanto do educador quanto do estudante neste percurso. Por essa via, as sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, a partir das escolhas feitas pelo professor (sempre em relação com os estudantes). Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. Assim, são dinâmicas e podem ser modificadas a partir das relações estabelecidas, no seu decurso, entre professor-aluno-conhecimentos (aqueles previamente pensados e aqueles outros que possam surgir ao longo do trabalho pedagógico). Desse modo, em uma sequência didática, acham-se planejados aquilo que compete ao professor e aquilo que compete ao estudante realizar ao longo de um determinado tempo didático.

Quer saber mais sobre o Ensino Médio do Marista Rosário? Acesse: https://colegios.redemarista.org.br/rosario/niveis-de-ensino/ensino-medio