Navegar para Cima

Notícias

Como fazer um Anuário Ecos

19/05/2022
Educação
Colégio lança mais uma edição do acervo histórico e fotográfico da instituição

​​​​Ano a ano, há mais de nove décadas, o Anuário Ecos Rosariense perpetua a história de estudantes, famílias e educadores do Colégio Marista Rosário. Para produzir o mais completo acervo histórico e fotográfico da instituição, é necessário o envolvimento das equipes administrativa e pedagógica para garantir a excelência de cada edição.

Na publicação de 2021, que será lançada no dia 20/5 para a comunidade educativa, as imagens e registros das turmas contam a narrativa de um ano marcado pela esperança. Esperança de que a vida voltasse ao normal após um ano de ensino remoto em função da pandemia da Covid-19. Também, de que nossa escola pudesse receber seus estudantes e educadores presencialmente, levando em conta uma nova realidade, com restrições e cuidados, mas, mesmo assim, com vida pulsando nas salas de aula e em todos os espaços novamente.

Confira aqui o Anuário Ecos Rosariense 2021


​As fotos coletivas não puderam ser feitas em função do distanciamento social, porém as imagens individuais dos estudantes ganharam espaço com o mesmo carinho. Foi na ocasião desse registro que as máscaras foram tiradas para mostrar os sorrisos de quem teve que aprender a sorrir com os olhos e acolher o outro com empatia. Contamos com a colaboração das famílias para enviar as imagens dos estudantes que permaneceram em casa e, assim como em 2020, ​fazem novamente a edição do Ecos ser colaborativa.

Confira as etapas da nossa produção:

1. Registro fotográfico das turmas e educadores: a produção do Anuário Ecos Rosariense tem início em meados de outubro, quando a equipe de Comunicação organiza, em parceria com as Coordenações de Turno, o cronograma dos registros fotográficos dos estudantes e educadores. Até 2019, as fotos eram feitas em turma. Em função da pandemia da Covid-19 em 2020, as fotografias dos estudantes das últimas duas edições são individuais.

2. Definição da temática e da linha visual: levando em conta os principais acontecimentos do ano, Direção e Comunicação definem uma temática para a capa do Anuário e solicitam o alinhamento visual, feito por uma empresa parceira.

3. Distribuição de tarefas: ainda em novembro, a equipe de Comunicação inicia a produção do conteúdo das páginas Principais Acontecimentos de cada nível de ensino, educadores e solicita os textos para as páginas dos Grupos Representativos como Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Associação de Pais e Mestres (Apamecor), Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Voluntariado, Pastoral Juvenil Marista (PJM) e Centro Rosariense de Professores e Funcionários (CRPF).

4. Revisão: os textos e fotos são revisados antes do encaminhamento para a equipe da empresa parceira que realiza a organização gráfica do material.

5. Envio do material para diagramação: a empresa parceira recebe o material e organiza.

6. Revisão das equipes: quando retornam diagramadas, as páginas são revisadas não só pela equipe de Comunicação, mas pela Secretaria, Coordenação de Turno e Recursos Humanos para garantir que as fotos e nomes estejam corretos.

7. Impressão: depois de finalizada a revisão, o arquivo é enviado para a gráfica parceira para a impressão. Uma prova de como irá ficar a publicação é aprovada pela equipe de Comunicação e a impressão de todos os exemplares leva em torno de 15 dias.

8. Finalização e lançamento: é organizado o lançamento, que tradicionalmente é feito para os estudantes concluintes daquele ano e posteriormente aos estudantes e educadores.

Números da edição 2021

  • ​107 turmas fotografadas

  • 4 Níveis de Ensino

  • 426 educadores fotografados

  • 14 Grupos Representativos

  • 10 Atividades Complementares

  • 3.800 exemplares impressos em maio de 2022

  • O anuário leva em média 6 meses para sua produção​

Com isso, totalizamos mais de 191,7 mil exemplares impressos desde 1927, completando 95 anos desde a sua criação.

Histórico da publicação

Criado em 1927, o anuário configurou-se como um histórico do então Gymnasio Estadual do Rio Grande do Sul. Naquela época, o objetivo era reunir informações formais e históricas de cada ano letivo.

A publicação esteve suspensa de 1944 a 1949 devido à Segunda Guerra Mundial que ocasionou a escassez de papel no Brasil, retornando em 1951 com o mesmo formato.

A partir de 1971, foi suspensa novamente e voltou a ser produzida em 1992. Neste mesmo ano, o Marista Rosário passou por transformações que recuperaram práticas importantes na sua história. Dentre eles, passou a organizar novamente as formaturas do 3º ano do Ensino Médio e também a produzir o Ecos, desta vez, em formato mais moderno, com fotos das turmas e acontecimentos do ano. O objetivo desta retomada foi resgatar antigas tradições, principalmente em relação aos formandos.​