Navegar para Cima

Notícias

Como motivar os estudantes a serem lideranças responsáveis?

10/08/2020
Liderança
Experiências participativas como o Encontro de Lideranças no Dia do Estudante promovem o protagonismo juvenil

​​Um dos princípios fundamentais do Posicionamento Juventudes, documento que apresenta o jeito marista de compreender e atuar junto aos jovens, é fomentar o protagonismo e a participação juvenil, isto é, reconhecer os/as estudantes como indivíduos com capacidade de planejar, executar e avaliar a ação educativa.

Exemplo prático de estímulo à formação dos adolescentes são as ações realizadas pela Pastoral Escolar. Muitas famílias e estudantes pensam que as atividades do setor se relacionam somente com a religião, mas um dos principais objetivos é promover o bem, a solidariedade e despertar nos estudantes o senso de liderança por meio da acolhida, do diálogo e da intervenção por uma sociedade mais justa e melhor para todos. 

Além dos grupos representativos instituídos, como a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o Voluntariado, a Pastoral Escolar proporciona experiências participativas para todos os estudantes, como o Encontro de Lideranças. O evento, realizado em comemoração ao Dia do Estudante (11/8), está em sua 3ª edição e foi planejado integralmente com os estudantes, do cronograma geral às oficinas.

“Para os adolescentes, a experiência participativa é um momento educativo e formativo, pois potencializa novas habilidades, saberes e aprendizagens”, explica o agente de Pastoral e assessor da PJM, Gabriel Dornelles. Este ano, devido ao distanciamento social, o encontro será realizado pela plataforma Teams, e conta com mais de 150 inscritos. “Reconhecemos o jovem como interlocutor direto e não apenas como expectador. Estes momentos são um importante instrumento para ajudar a desenvolver a identidade de cada um”, finaliza. ​

Confira a programação e conteúdo das oficinas:

3ª edição do Encontro de Lideranças (6º ano EF ao 3º ano EM)

Meditação

Momento de interiorização e cultivo a partir de prática de relaxamento, reflexões e músicas que propiciam o cuidado de si, do corpo e da mente.

Oficineiro: Malone Rodrigues 


Escrita criativa 

Diálogos e práticas para desenvolver habilidades de criação de conteúdo através da linguagem escrita e criativa. A temática para a produção criativa será a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. 

Oficineira: Ana Cristina Pereira


Diálogo Antirracista

Espaço para diálogo sobre formas de combater o racismo na educação, refletindo sobre sua construção histórica e social, através de nossa linguagem, hábitos e atitudes, à luz dos valores que fundamentam a educação marista e fomentam a inclusão, favorecem a pluralidade e combatem o preconceito. 

Oficineira: Maria Aparecida Gomes de Almeida


Para 6º a 8º ano EF: 

Arte para a Cultura da Paz

Tsuru – tradicional origami japonês - é símbolo da longevidade, sorte e felicidade, a oficina se propõe a um momento de reflexão sobre a sensibilidade, a corresponsabilidade e a alteridade promovendo a Cultura da Paz. 

Oficineiro: Michele Philomena


Para 9º ano EF e Ensino Médio: 

Desvendando o tempo em Dark

Uma viagem nos conceitos físicos que são apresentados na série Dark, explorando as implicações existenciais do tempo e seus efeitos sobre a natureza humana.

Oficineiro: Jean Pegoraro


Culturas juvenis e participação social

As culturas juvenis em sua diversidade expressam as formas de relação e pertencimento dos/as jovens com os espaços sociais e culturais. A oficina propõe um diálogo sobre as diferentes manifestações juvenis e formas de participação na sociedade.

Oficineiro: Patricia Vieira


Grêmio Estudantil Rosariense 

Outro grupo representativo que estimula a formação de lideranças é o Grêmio Estudantil Rosariense (GER), que também preparou uma programação de atividades em comemoração ao Dia do Estudante ao longo da semana. 

Para os estudantes da Educação Infantil ao 3º ano EF será realizada a live: Cia Lúdica no Dia do Estudante - Mesmo distantes, seguimos em família!, que ocorrerá na terça-feira, dia 11/8, às 18h, no App Teams. Já os estudantes do Ensino Médio participarão da live Desbravando os caminhos do estudante para o mercado de trabalho, na terça-feira, 11/8, às 9h15, também pelo App Teams.