Navegar para Cima

Notícias

Comunicação além da fala: a linguagem da criança é o afeto

31/05/2021
Projetos
Projeto da Educação Infantil potencializa as formas de expressão das crianças

​​​Desde muito cedo, as crianças se comunicam e se colocam em relação com o meio externo. Por isso, desenvolver a comunicação e as linguagens na Educação Infantil, permite que meninos e meninas potencializem suas habilidades e competências nesta área e despertem para as múltiplas possibilidades além da fala, da escrita e das formas que estamos habituados.

Este assunto é tema de projeto da turma N2B. Ainda no início do ano, no curto período em que a turma esteve reunida de forma presencial, surgiram algumas questões relacionadas ao sotaque diferente do professor de música (que é chileno) e dos gestos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), feitos pela monitora Mariana de Alencastro para conversar com a mãe de um dos estudantes. ​

“Quando passamos a nos ver apenas no online, percebemos que a forma de nos comunicarmos era diferente que no presencial. Foi assim que surgiu o projeto. A partir de propostas divertidas, a ideia é explorar tudo o que as formas de comunicação e os meios de expressão podem nos proporcionar”, conta a professora Andrele Cerentini. 


Como podemos nos comunicar? Quais são as formas de expressão que existem? 


A comunicação é um processo que envolve a troca de informação entre duas ou mais pessoas, já a linguagem é o meio que escolhemos para nos expressar. Essas escolhas e possibilidades são infinitas e podem acontecer por meio da arte, da fala, da escrita, da música e do corpo. A professora Andrele explica que as atividades do projeto também abordam as diferenças entre as pessoas e o quanto isso é fundamental para o crescimento de um ser humano mais empático e solidário.​

Para responder aos questionamentos que surgiram, as crianças experimentaram diferentes maneiras de fazer o corpo se comunicar, por meio de brincadeiras e desafios, uma comunicação além da fala. Contaram com o auxílio das artes como forma expressão artística como música, teatro e grafismo. 

Com plaquinhas de símbolos, passaram a se comunicar de maneira diferente nas aulas online quando não estavam com o microfone aberto. “Também realizamos atividades para entender como a nossa expressão de afeto também pode variar. Aprendemos que além de palavras, os gestos dizem muitas coisas. Na aula de culinária, demonstramos nosso amor e carinho preparando cookies para as pessoas que amamos”, comenta Andrele.

Entre as expressões preferidas da turma, a música tem feito parte de vários momentos, inclusive as crianças ajudaram a compor uma playlist com as músicas favoritas de todos. “As aulas de Ciências também têm colaborado para observarmos a natureza e como ela também se comunica, tanto os animais quanto as plantas. Desta maneira, iniciamos a pesquisa sobre como cada um se expressava desde bebês até chegar nos dias de hoje, fazendo uma analogia sobre como a natureza se comunica e se desenvolve. Seguiremos na busca de novos questionamentos e aprendizagens”, explica a educadora.​

Recentemente, a turma também criou, em parceria com a professora de Tecnologias Educacionais, Patrícia Cavedini, um avatar que irá participar das atividades do projeto (foto).

Dicas para as famílias contribuírem com o aprendizado:

​Por Andrele Cerentini

Brincar: estar junto com seu filho, com atenção plena nesse momento, pois são momentos em que podem surgir diálogos potentes. 

Soltar a imaginação: a partir de uma brincadeira de faz-de-conta, por exemplo, em que se expressam sentimentos, é possível analisar como a criança está percebendo o mundo a sua volta, como estão acontecendo as aprendizagens, o desenvolvimento e o crescimento.

Acompanhar: visualizar de perto as aprendizagens é um processo lindo e todos saem presenciando experiências significativas e uma bagagem cheia de memórias afetivas.