Sabemos que os períodos de transição escolar nem sempre são fáceis para as crianças e suas famílias, principalmente na importante ruptura inicial, em que a criança sai de sua casa e passa a vivenciar o ambiente escolar. Mas esse não é um desafio vivenciado apenas com as infâncias, a juventude também reserva transições importantes, desde a mudança de rotina até a escolha profissional no Ensino Médio.
Algumas habilidades e competências podem contribuir durante os processos de transição escolar e por isso, é muito importante que família e escola possam trabalhar juntos para desenvolver práticas que favoreçam uma transição adequada. Conheça os projetos do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e confira as dicas do que você pode fazer para auxiliar o seu filho no processo de transição dos Anos Finais e do Ensino Médio.
Dos Anos Iniciais para os Anos Finais:
Na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais os estudantes vivenciam a mudança de professores. No 5º ano EF eles possuem uma educadora como referência, representada pela professora principal, que os acompanhavam diariamente. Já no 6º ano EF, passam a ter um professor por componente curricular. A alteração é significativa, por isso é importante que tanto os pais quanto a escola reforcem com as crianças que isso faz parte da mudança deste momento escolar.
Outro aspecto importante dessa fase é em relação aos horários de aula, o uso de plataformas e aplicativos, as avaliações e os conteúdos mais aprofundados. Segundo a orientadora educacional dos 6º e 7º anos EF, Clarice Conter, “é importante que seja trabalhado, principalmente pela escola, a continuidade da rotina de estudos, organização dos materiais, uso de uma agenda ou calendário semanal/mensal com as principais atividades a serem realizadas, anotar e observar prazos. ", comenta.
O Colégio Marista Rosário contribui para que esses momentos de transição ocorram de maneira tranquila em relação a tempos, espaços, professores, materiais, novos agrupamentos e avaliações. Algumas atividades são realizadas pelo SOE em parceria com os professores, as famílias e as turmas. Confira algumas abaixo:
Entrevista dos estudantes do 5º ano EF com os do 6º ano EF
Reunião com as famílias com um bate-papo sobre a transição
Roda de conversa com os estudantes e a equipe pedagógica do Colégio
Aula dos estudantes do 5º ano EF com os professores do 6º ano EF para que possam vivenciar previamente a experiência durante um dia
Apresentação dos novos ambientes pedagógicos dos Anos Finais: laboratório, sala de arte, etc.
Dos Anos Finais para o Ensino Médio e do Ensino Médio para a vida adulta:
O Ensino Médio representa um tempo de travessia, que culmina na finalização da educação básica e na possibilidade de o jovem estar à frente das suas escolhas futuras, rumo a vida adulta. Esse período escolar é marcado pela ampliação do repertório de aprendizagens dos jovens, seja em seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos e espirituais, o que vem a favorecer o seu desenvolvimento integral.
Nesse percurso, que favorece a formação integral dos estudantes, a escola deve oportunizar espaços de reflexão e elaboração dos processos até então vividos por ele: a sua história de vida precisa ser ressignificada. Segundo a orientadora educacional dos 2º e 3º anos EM, Andrea Backes, nessa etapa escolar há a necessidade de um trabalho mais aprofundado e específico de projeto de vida, que oportuniza sistematizações de experiências já vividas, abrindo espaços para as escolhas da vida adulta.
O Projeto Transição, que reúne algumas ações pedagógicas intencionais como os encontros de formação, a construção de símbolos e diferentes narrativas, a experiência da Sala de Memórias, construída a partir das recordações e experiências da vida escolar, oportuniza aos estudantes a imersão nas suas histórias de vida, momentos de diálogo sobre as relações humanas, as memórias e afetos.
“Nessa travessia, escola e família devem oferecer momentos de escuta e diálogo com os jovens, entendendo que eles expressam uma forma singular de compreender o mundo e de agir sobre ele. Os estudantes terceiranistas vivem as datas celebrativas de encerramento como importantes ritos de passagem, que anunciam a chegada de um novo tempo, de crescente autonomia e tomada de decisão: a vida adulta.", pontua Andrea.
Projeto Caixa de Memórias
Neste ano, os estudantes do 3º ano EM participam da construção da Caixa de Memórias, projeto em que cada aluno, a partir da expressão artística, é motivado a customizar a sua caixa, a partir de elementos, cores, que refletem os seus interesses e preferências. A caixa está sendo um repositório das memórias até então vividas e daquelas que ainda virão, a partir dos desafios propostos pelos educadores da escola. Os estudantes irão vivenciar o momento de culminância do Projeto Transição, ressignificando as memórias, compreendendo os sentimentos que estão relacionados ao período de transição que estão vivendo e buscando maior conexão com a sua história: o passado, o presente e o futuro que está por vir.
Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Entre em contato com a Central de Relacionamento e agende uma visita!