Ouça o Gritcast, podcast produzido por estudantes rosarienses

31/03/2021
Inovação
Promovido pelo Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit), primeiro episódio tem como temática os Super Heróis

​​​Importante: a foto que ilustra esse conteúdo foi registrada antes da pandemia ​​​​

O protagonismo juvenil é uma das formas mais eficazes de desenvolver nos estudantes a consciência sobre o mundo em que vivem para transformá-lo. Por isso, o Marista Rosário dá voz aos jovens em diferentes modalidades representativas, como o Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit), criado para ser um espaço de produção, aprimoramento de projetos e busca de conhecimento em conjunto.

Formado por estudantes do Ensino Médio, o grupo lançou o Gritcast, um podcast feito por estudantes para a comunidade escolar, que conta com a participação de educadores trazendo temas que despertam a curiosidade  dos alunos. Disponível no Spotify e SoundCloud​, o primeiro episódio conta com a participação do professor de Sociologia, Alexandre Karpowicz, que falou sobre os conceitos sociológicos aplicados nos filmes, como o universo de super-heróis, histórias de fantasia e outras produções.

Coordenador do Grit, o monitor de Tecnologias Educacionais do Ensino Médio, Gabriel Vargas, explica que o grupo tem como objetivo agregar conhecimentos e aprendizagens a partir de criações concretas de caráter tecnológico e inovador. Outro objetivo do grupo é participar de eventos externos, trazendo reconhecimento para a escola.

Outra ideia é atuar como uma espécie de incubadora de projetos, criando e selecionando trabalhos de iniciação científica que possam ser explorados de forma prática com desenvolvimento de ações e protótipos. “Os projetos têm como principal característica a troca de conhecimento entre pessoas, independente das áreas do conhecimento, sendo um local de experiências agregadoras na busca profissional dos estudantes”. ​

Metodologia dos encontros

Os encontros do grupo ocorrem semanalmente de maneira online, pela plataforma Teams. O grupo conta com aproximadamente 20 participantes. Por meio de diálogos com o grupo geral, os estudantes compartilham conhecimentos e decidem cada etapa dos projetos em andamento, se dividindo em grupos menores e por áreas. Cada estudante tem a possibilidade de trabalhar e ajudar em todas as partes do processo, não sendo necessário ficar restrito a apenas uma parte do projeto/trabalho.​

Conheça outros projetos do Grit que estão em fase inicial

Instrumentos musicais de baixo custo: um arduino é um dispositivo barato, funcional e fácil de programar, tornando possível uma infinidade de projetos. Com compartilhamento de inspirações, ideias e mão na massa, a ideia é criar novas interfaces de expressão musical.

Criadores rosarienses: utilizar os recursos disponíveis para a criação cultural, como o projeto Autores Rosarienses, que tem como objetivo criar um espaço para os estudantes publicarem suas histórias com o apoio do Grit. Criação do Gritcast, um podcast de estudantes para a comunidade escolar, trazendo temas diversos com a participação de professores.

Brinquedos energéticos: O movimento de brinquedos utilizados pelas crianças pode ser aproveitado para gerar energia. Bicicletas podem ser colocadas nos centros esportivos (quando possível em razão da pandemia) para armazenar energia em baterias. Assim, celulares podem ser carregados a partir dessa fonte.

Jogo de Matemática Financeira: esse projeto tem como objetivo auxiliar o aprendizado dos estudantes na área da matemática financeira, aplicando os conceitos de juro simples, juro composto e outros em missões e tarefas, facilitando o entendimento da utilização cotidiana destas ideias.