Navegar para Cima

Notícias

Conheça os novos clubes e grupos estudantis

30/05/2022
Educação
Atividades extracurriculares contribuem para a formação integral

​​Para além dos ensinamentos transmitidos em sala de aula, a escola deve ser um espaço que possibilite aos estudantes diferentes trocas e aprendizagens que superem o currículo tradicional. Nesse sentido, os Clubes e Grupos Estudantis são excelentes alternativas para o exercício do protagonismo juvenil e para a personalização da trajetória escolar, contemplando assuntos que atendem diversos interesses individuais e coletivos dos estudantes.  

Pensando nisso, o Colégio Marista Rosário disponibiliza diversas atividades no turno inverso ao das aulas, contribuindo para o desenvolvimento de talentos e habilidades, proporcionando uma visão ampliada a respeito de diferentes temáticas e provocações que permeiam a sociedade. Com opções artísticas, culturais, científicas, esportivas e de solidariedade, essas ações auxiliam no aprimoramento do pensamento crítico, no autoconhecimento, na descoberta de aptidões e interesses, bem como configuram um importante espaço para a troca de experiências e a formação e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes. 

A partir disso e acompanhando as tendências e os interesses das gerações formadoras da comunidade escolar, novos clubes e grupos foram pensados e criados para atender as demandas dos estudantes. 

Conheça os novos Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário: 

Clube de Cinema e Humanidades

O Clube de Cinema e Humanidades foi pensado como o espaço para quem tem amor pela sétima arte. Nele serão apresentadas e discutidas as principais produções cinematográficas que marcaram época. Além disso, serão desenvolvidas concepções técnicas e conceituais sobre o cinema e outras áreas afins junto aos estudantes do Ensino Médio. 

Clube de Leitura

A ideia deste clube, direcionando ao Ensino Médio, é debater aspectos importantes para a leitura e a escrita literária de maneira a contemplar aqueles que gostam de ler e/ou escrever e querem exercitar sua curiosidade, sua criticidade e sua criatividade. Dando início a oficina, com a proposta de uma seleção de contos de várias temáticas e estruturas, os estudantes discutirão os elementos da narrativa pensando também como potenciais fabuladores e escritores. Para além da sala de aula, a leitura e a escrita literária ajudam a nos constituirmos como indivíduos, contribuem para a formação da nossa personalidade e da nossa maneira de ver o mundo; assim, este clube é um momento para descobrir outras visões e discussões que podem também vir a fazer parte do repertório cultural, social e pessoal.  

Clube de Artes

O Clube de Artes: murais e expressões visuais visa potencializar as habilidades artísticas dos estudantes do Ensino Médio, bem como a reflexão e o protagonismo na criação vivenciada na prática de ateliê. As atividades contemplam diferentes formas de produzir artes plásticas e visuais, contextualizando temas atuais e históricos, assim como a análise de obras consagradas, criação de projetos de exposições e pinturas murais, priorizando a ação do sujeito criador e o desenvolvimento do juízo de valor artístico.   

Clube de Robótica

As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e servem como instrumentos para a construção de aprendizagens. Nessa perspectiva, o Clube de Robótica utiliza esse cenário para construir as ideias do Pensamento Computacional e desenvolver a resolução de problemas. O clube, destinado inicialmente para os Anos Finais, agora também está disponível para estudantes do Ensino Médio. 

Clube de Educação Financeira

Destinado aos estudantes dos Anos Finais, o Clube de Educação Financeira se estrutura em três movimentos importantes: primeiramente, o estudante é auxiliado a analisar a sua postura e seus conhecimentos financeiros; em um segundo momento, o objetivo se lança sobre o orçamento familiar e os planejamentos que ele requer; por fim, as atividades se voltam para um olhar sobre a Educação Financeira na nossa sociedade.

Para saber mais

Além dessas novas oportunidades, diferentes alternativas já vêm sendo ofertadas aos estudantes ao longo dos anos. Confira aqui quais são os Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário.