Navegar para Cima

Notícias

Artigo: Ser presença na distância

06/07/2020
Educação
Vice-diretora educacional, Leia Almeida, fala sobre os desafios da escola em se manter presente no período de suspensão das aulas presenciais

​Publicado em 14/7​.

A presença é um dos elementos centrais da proposta pedagógica marista. É por meio dela que realizamos a mediação dos processos de ensino-aprendizagem, mantendo uma postura sensível e em constante diálogo junto à comunidade escolar, especialmente com nossos estudantes. Atentos às demandas e, sobretudo, comprometidos com o cuidado com a vida, vivemos um tensionamento diante da pandemia: queremos seguir consolidando a aprendizagem de nossos estudantes e, na mesma frequência, sabemos que é necessário permanecer em distanciamento social, contribuindo com a preservação da saúde de todos. 

A distância modificou nossos processos pedagógicos e nossas formas de demonstrar afeto. O momento exige uma reinvenção da condição de ensinar, da metodologia do aprender e do conviver, que envolvem um trabalho puramente virtual. Estamos recriando práticas pedagógicas e de escuta aos estudantes, orientando para novos hábitos de estudo. 

Por meio das atividades domiciliares, nos mantemos focados nos objetivos de aprendizagem, buscando estratégias para experienciar a p​resença mesmo na distância. Outros vínculos estão sendo criados. Das suas casas, professores adentram os lares dos estudantes por meio da tecnologia e através das mais diversas iniciativas pedagógicas. A partilha entre os docentes tem ampliado os laços de solidariedade e estimulado a formação continuada que aprimora a prática educativa. O resultado se revela na criatividade e autonomia com que os estudantes assumem suas tarefas e recriam seus próprios percursos de aprendizagem.   

Conectados, professores e estudantes evidenciam que a aprendizagem acontece como síntese pessoal, consciente e responsável pelo cuidado com a vida. Esse movimento impacta na transformação dos conhecimentos tão necessários para mobilizar a forma com que nos relacionamos com o mundo, nos tornando presentes na vida uns dos outros, ainda que na distância.

A chegada do segundo semestre do ano, estendendo por tempo indeterminado nosso retorno, nos desafia a fazermos algumas sistematizações importantes das aprendizagens consolidadas até aqui. Por isso, seguiremos juntos, em parceria com as famílias, contando com a potência dos nossos estudantes e com a dedicação dos nossos professores, para continuar promovendo uma educação integral e baseada em valores nos quais tanto acreditamos.​​

Confira o artigo da vice-diretora educacional do Colégio Marista Rosário​, Leia Almdeida, publicado na edição de Zero Hora do dia 14/7.​​​​​​​