Navegar para Cima

Notícias

Descoberta do mundo: a curiosidade no processo de aprendizagem dos estudantes

29/11/2021
Projetos
As turmas de 4º ano do Ensino Fundamental colocaram em prática a busca pelas respostas de diversas dúvidas existentes entre eles

​​Todo mundo já passou pela fase de perguntar o “porquê" das coisas. É possível que você até consiga recordar desse período especial da infância em que questionava os motivos e razões de tudo ao seu redor. A curiosidade infantil vai despertando com o passar dos anos e o desejo de conhecer e se informar auxilia e, ao mesmo tempo, estimula a formação e o desenvolvimento das crianças.

Dentro do projeto de Iniciação Científica realizado pelo Colégio com todos os níveis de ensino, as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental colocaram em prática a busca pelas respostas de diversas dúvidas existentes entre eles. Intitulado “InvestigAÇÃO", a atividade ocorreu durante os meses de setembro, outubro e novembro e, divididos em grupos, refletiram sobre o que gostariam de pesquisar.

A partir da leitura do livro “Curiosidade Premiada", da autora Fernanda Lopes de Almeida, e do surgimento dos interesses a serem pesquisados, os estudantes elaboraram uma pergunta para servir como referência principal da tarefa. Por meio de livros, da internet, entrevistando pessoas, assistindo documentários e vídeos encontraram a solução para os questionamentos.

O resultado dessa grande investigação foi uma mostra virtual de trabalhos para as famílias por meio da plataforma colaborativa Padlet, na qual os grupos puderam optar pela forma de apresentação que mais gostassem: vídeo, áudio, fotografia, cartaz ou imagem.

Para a professora Gisele Giacomin o projeto tem proporcionado diversas possibilidades aos pequenos pesquisadores. “Sabemos que crianças são curiosas. Querem descobrir coisas novas e perguntar/investigar acaba sendo uma necessidade, uma das formas deles conhecerem o mundo que os cercam. Nossa vontade de inserir a prática da pesquisa científica, incentivá-los nessa caminhada, aliada a curiosidade deles trouxe a essa proposta grande potencial de aprendizagem. Foi gratificante vê-los apresentarem com propriedade suas pesquisas e responderem as dúvidas de seus colegas em sala de aula", revela.

Entre as várias curiosidades está a da Anelise M., estudante da turma 40, que gostaria de descobrir como são construídas as pontes. “Eu sempre tive curiosidade de saber como são feitas, algumas são gigantescas e toda vez que passava por elas ficava pensando nisso. O trabalho foi muito legal", conta.

Você sabia que o Brasil possui uma das maiores faunas do mundo? Que o primeiro filme baseado em um livro se chama "A Viagem à Lua"? Que existe um buraco n​egro que é seis mil vezes maior que o sol? Esses foram alguns dos questionamentos respondidos pelos estudantes na atividade. Confira o material produzido clicando aqui​.

A curiosidade infantil

A curiosidade infantil é uma das características associadas às crianças que pode se manifestar de muitas maneiras, pois desde os primeiros anos de vida demonstram a necessidade de compreender sobre a realidade à sua volta.

As brincadeiras, as experiências, e, principalmente, as perguntas sem fim são exemplos clássicos dessa fase de descobertas e questionamentos, mas nem sempre as famílias conseguirão ter todas as respostas. Sendo assim, responder as dúvidas com naturalidade é fundamental para a compreensão de cada faixa etária.

Os benefícios que o estímulo a curiosidade dos pequenos traz é bastante significativo. Entre eles, podemos citar o fortalecimento de relações sociais, a melhora da criatividade e o desenvolvimento do cérebro que automaticamente contribuem com o lado cognitivo das crianças.

Iniciação Científica

A pesquisa científica está presente em todos os segmentos do Marista Rosário, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Com o objetivo de formar jovens críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica, o Colégio desenvolve atividades voltadas à investigação, à experimentação e à troca de saberes.

Nos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano EF, as discussões, reflexões e investigações permeiam assuntos que proporcionam aos estudantes compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando temas como saúde, seres vivos e não vivos, sustentabilidade, entre outros.

Nos Anos Finais e no Ensino Médio, os estudantes participam de encontros com os professores orientadores para definição do tema, linhas de pesquisa, metodologia e leituras necessárias. Abaixo, confira alguns eventos e projetos que os rosarienses têm a oportunidade de participar: 

Clube de Ciências 
Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências. Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, a atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor e monitores, planejar e executar investigações.

Mostra do Saber e Salão de Iniciação Científica 
Eventos destinados aos Ensinos Fundamental e Médio que têm o intuito de dar visibilidade às experiências de pesquisas científicas realizadas no Colégio.

Revista O Saber em Mostra
As pesquisas de destaque dos eventos citados acima também são publicadas na revista O Saber em Mostra, dando aos pesquisadores a oportunidade de figurar, pela primeira vez, em uma publicação de trabalhos de cunho científico e acadêmico. 

Mostra Marista de Iniciação Científica 
​O encontro conta com participantes de todos os Colégios Maristas e é um espaço para a partilha de conhecimentos adquiridos por meio da investigação, uma das principais intencionalidades do jeito marista de educar.