Marista Virtual e Marista Virtual 3.0 são a mesma coisa?

29/03/2021
Educação
Aqui tiramos as dúvidas e explicamos as principais diferenças e semelhanças entre essas plataformas virtuais maristas

​Entre as principais plataformas virtuais que utilizamos com nossa comunidade escolar, duas são constantes motivo de confusão: Marista Virtual e Marista Virtual 3.0. Este artigo tem por objetivo ajudar você a compreender melhor cada uma delas.

Para começo de conversa: Marista Virtual e Marista Virtual 3.0 são a mesma coisa?

A resposta é sim e não ao mesmo tempo.

Por um lado, podemos dizer que sim porque Marista Virtual é um nome orginalmente pensado para se referir a um projeto estratégico dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Essa iniciativa tem por objetivo, um dia, tornar nossas plataformas um único sistema - para que elas "conversem” melhor entre si, facilitando processos administrativos e, por consequência, a relação com os públicos.

Como o primeiro sistema implementado foi um ambiente administrativo junto a um aplicativo para uso das famílias, acabamos dando o nome do projeto Marista Virtual.

Porém, em paralelo a essa iniciativa, outro projeto surgiu - a atualização de nossa plataforma de educação virtual utilizada por professores e estudantes, baseada no sistema Moodle Rooms. Ela também levou o nome de Marista Virtual, mas com um adendo: chamamos de Marista Virtual 3.0 para diferenciar um pouco.

A seguir, explicamos melhor a diferença de cada um.

Marista Virtual: navegador e aplicativo

Quando falamos para as famílias acessarem o Marista Virtual no navegador ou no app, estamos nos referindo a esse ambiente com informações mais administrativas de nossos Colégios - como registro de entrada e saída nos colégios (que possuem catraca), notas, boletins, rematrículas online, consulta financeira, horários, ocorrências pedagógicas, comunicados, envio de pushs de mensagem, entre outras.

Há uma versão desse ambiente no ENTRAR do nosso site, naquela parte Família / Aluno / Educador (confira imagem abaixo). Você também pode acessá-la aqui.

acesso ao marista virtual.JPG

E tem uma versão dele para ser usado como aplicativo, que atualmente chamamos de Marista Virtual App. Saiba mais aqui​.​

Marista Virtual 3.0: plataforma de aprendizagem

O Marista Virtual 3.0, por sua vez, é como chamamos a nossa plataforma de aprendizagem virtual, criada com a ferramenta Moodle Rooms. Ela funciona como uma extensão da sala de aula, sendo um local para armazenagem de arquivos, conteúdos extras, entrega de trabalhos, realização de atividades e avaliações. É um verdadeiro complemento e uma de nossas principais ferramentas pedagógicas. Ela é voltada ao uso de estudantes e educadores.

Para acessá-la basta entrar neste link ou ir no ENTRAR do nosso site e clicar em Marista Virtual 3.0 (confira imagem abaixo).

acesso ao marista virtual 3.0.JPG

​Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor como funciona cada plataforma e a diferença entre elas. Se não, deixe suas dúvidas e sugestões pois estamos constantemente empenhados em aprimorar nossas plataformas e recursos.​