Educadores participam de iniciativas para aprimorar conhecimentos

30/04/2019
Formação
No mês de maio, educadores rosarienses de todos os níveis de ensino irão participar de diversas formações

Para a efetivação de uma prática educativa coerente com a proposta Marista e os diferentes contextos​, os educadores do Marista Rosário articulam conhecimentos e experiências construídos em sua formação inicial, em sua formação continuada e no exercício da docência e das práticas de gestão. Confira as propostas formativas que nossos educadores participarão no mês de maio:​

Educação Infantil

No dia 9/5, 18 educadores rosarienses irão participar do Fórum Virtual de Educação Infantil da União Marista do Brasil (Umbrasil).

A temática abordada será os campos de experiência, por meio dos seguintes painéis:

• Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, com Maria Carmem Barbosa e Zilma Oliveira e medicação de Ricardo Mariz.

• Os campos de experiências: sentidos, saberes e ações pedagógicas na Educação Infantil, com Gandhy Piorski e Maria das Graças Horn e mediação de Maria Carmem Barbosa.

• O carisma marista nos campos de experiências da Educação Infantil, com Irmão Paulo Henrique Oliveira Soares e mediação de Irmão Renato Augusto, da Umbrasil.

Entre os dias 5 e 10/5, a coordenadora pedagógica da EI e do 1º e 2º anos EF Caroline Garziera, juntamente com outros educadores da Rede Marista, participará da 13ª edição do Grupo de Estudos da América Latina para Reggio Emilia, na Itália. A viagem propõe uma reflexão das práticas educativas das escolas municipais que são referência mundial na Educação Infantil. Conferências no Centro Internacional, visitas às escolas e outros ambientes educativos (exposições, espaços culturais...) fazem parte do roteiro. Cerca de 800 pessoas já participaram da iniciativa.

Anos Iniciais EF

Desde 15/4 até 28/11, todos os professores dos Anos Iniciais EF estão participando Curso de Extensão EAD: Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Módulo III Reflexões e Práticas, da PUCRS. O objetivo é capacitar para o desenvolvimento de um currículo por áreas do conhecimento, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas e avaliativas que possibilitem criar estratégias inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como referencial as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (3ª edição, já alinhada à BNCC) .

Anos Finais EF

No dia 8/5, as coordenadoras pedagógicas Vivian Monteiro (Anos Finais), Carla Spagnolo (Ensino Médio) e Vanessa Riva (Anos Iniciais), juntamente com a vice-diretora educacional Leia Almeida, irão participar do 9º Encontro de Gestores Pedagógicos​, do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS). O encontro tem como objetivo refletir sobre a aplicabilidade da BNCC e do RCG na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A implementação da BNCC e do RCG e o impacto nos processos pedagógicos da escola, A figura do professor no trabalho com as habilidades para o século XXI, Disciplina Positiva na escola e O Papel do CEEd/RS frente à BNCC e ao Referencial Curricular Gaúcho serão os temas das palestras do dia.

Ensino Médio

Entre os dias 14 e 17/5, a coordenadora pedagógica do Ensino Médio Carla Spagnolo e a vice-diretora educacional Leia Almeida irão participar da Bett Educar, em São Paulo. Este é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina e reúne cerca de 22.000 participantes para discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de educadores e estudantes. O tema será Construindo a Educação de que o Brasil Precisa, e os assuntos A Gestão da Escola dos Novos Tempos, Aprendizagem e Neurociência, STEM - o desafio de atrair e formar jovens para as ciências da natureza, Pensamento Computacional, Tecnologia e Cultura Digital nos Currículos da Educação Básica serão debatidos.

Confira outras formações aqui.