O Marista Rosário celebra o nível de interesse dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019: 153 no total, número até cinco vezes maior do que a média dos colégios do Estado. Isso mostra o compromisso da educação marista na preparação dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior e do empenho dos alunos com seu projeto de vida.
O resultado dos estudantes aumentou 80,24 pontos em Redação, passando de 668,39 para 748,63, além de 12,47 pontos em Matemática (de 703,81 para 716,28) em comparação aos resultados de 2018. O Colégio obteve 634,97 em Ciências Humanas, 599,96 em Ciências da Natureza e 610,09 em Linguagens. São várias as possibilidades de ler os microdados do Enem. Em uma dessas estatísticas, com uma média geral de 640,32 nas provas objetivas, sem contar a nota da Redação, o Marista Rosário ficou na quarta posição entre as escolas privadas de Porto Alegre e 9ª no Estado. Se fizermos uma análise por área de conhecimento, em Ciências Humanas o Marista Rosário alcançou a média mais alta entre as escolas particulares de Porto Alegre e a 3ª mais alta no RS. Em Linguagens, possui a segunda média mais alta na Capital e a 3ª no Estado. (Fontes: Evolucional e Meritt).
Desempenho aliado à formação
A melhora no desempenho dos estudantes na Redação, por exemplo, se deve a uma série de fatores. Graças ao componente curricular de produção textual, os estudantes exercitam de forma contínua a leitura, a escrita e apreciação dos diferentes estilos desde o 6º ano EF. No Ensino Médio, além da carga horária estendida com horários privilegiados para correção, os plantões de redação, as leituras obrigatórias e as avaliações argumentativas e dissertativas intensificam as habilidades previstas no Exame.
Outro diferencial é o Programa de Formação de Leitores, promovido desde a Educação Infantil, que inclui o projeto Ciranda da Leitura para os Iniciais e eventos como a Mostra Poética nos Anos Finais e Rosário Café e Seminário de Leituras Obrigatórias para o Ensino Médio.
Além disso, a qualidade da metodologia pautada na argumentação e na pesquisa, a qualificação do corpo docente, o investimento em formação continuada, o projeto Hábitos de Estudo e a realização de simulados também contribuem para o aumento da pontuação dos participantes.
Novas iniciativas aprimoram a preparação
O planejamento pedagógico com base em dados vem auxiliando na identificação das oportunidades de melhoria dos resultados. Uma das ações já encaminhadas é o Marista Mais+, lançado em maio pela Rede Marista. Voltado para terceiranistas, o projeto complementar à carga horária convencional visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas. Neste período de pandemia, os estudantes do 3º ano EM vêm sendo acompanhados com momentos que privilegiam a escuta, o autoconhecimento e o projeto de vida, temas tão emergentes em um tempo de tantas outras provocações.