Segundo o dicionário brasileiro, o significado da palavra transição é passar de um estado de coisas a outro, de um local ou de uma condição a outra; mudar. Com o passar dos anos, evoluímos, nos transformamos e somos impostos a novos desafios. Nem sempre é fácil, pois os processos de transição ocorrem em diferentes fases da nossa trajetória, envolvem muitos aspectos relacionados ao bem-estar emocional e exigem adaptação ao que de novo está por vir. Você deve recordar, por exemplo, dos seus anseios durante o Ensino Médio ou da insegurança no momento de escolher qual vestibular prestaria, não é?
Se para nós, adultos, as transições podem gerar insegurança, ansiedade e resistência, para um estudante da educação básica, essas etapas infelizmente não virão sem dificuldades. Por isso, o preparo emocional e o cuidado do Colégio com cada fase em que o estudante vivencia uma mudança de rotina é extremamente importante para que eles saibam lidar da melhor forma possível com essas situações.
Conheça os projetos desenvolvidos pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e confira as dicas do que você pode fazer para auxiliar o seu filho durante o processo de transição na Educação Infantil e nos Anos Iniciais:
De casa para a Educação Infantil:
É na Educação Infantil que a criança ensaia os primeiros passos para entrada em um tecido social além de sua família. É nesse ambiente que ela amplia seu conhecimento de mundo e se constitui enquanto sujeito fora do ambiente familiar.
Segundo a orientadora educacional da Educação Infantil, Silvia Crestani, esse é o momento em que a criança sai de seu mundo conhecido e passa a conviver com educadores que ainda não a conhecem, mas que serão referência de atenção e cuidado e estarão sempre dispostos a acolher esse momento de transição da casa para a escola.
“A equipe da Educação Infantil pensa em vivências de adaptação e acolhimento que a cada dia façam as crianças sentirem-se parte da escola, tenham orgulho deste ambiente e de estarem entre novos amigos, com propostas que possibilitem o encantamento e o encorajamento à maior autonomia, sendo capazes de enfrentar os novos desafios", comenta Silvia.
Os ambientes e espaços da Educação Infantil são intencionalmente preparados para receber os estudantes, convidando o grupo de crianças a ocupar seu lugar de protagonismo. Confira abaixo as propostas realizadas durante o período de ambientação e algumas dicas de como as famílias podem auxiliar nesse momento:
Algumas propostas desse período de adaptação:
Rodas de conversa para conhecer os novos amigos, falar sobre a escola e suas percepções sobre esse novo espaço.
Brincadeiras no pátio, onde exploram os brinquedos e as possibilidades de seu corpo, subindo, descendo e se equilibrando.
Atividades sensoriais, quando experenciam as texturas e as melecas, percebendo diferentes materialidades.
Brincadeiras com música, trabalhando o ritmo e a sonoridade das canções.
O brincar, em diferentes momentos da rotina, em diferentes espaços e territórios, na qual se colocam em relação de troca com seus pares, aguçando sua imaginação e criatividade.
O que as famílias podem fazer para ajudar?
Conversar sobre a escola, antes do início das aulas, falar o quanto esse espaço é divertido e farão amigos.
Dizer para as crianças que confiam nas educadoras da turma.
Demonstrar interesse sobre as vivências trazidas pelas crianças durante sua rotina na escola.
Entender que crianças pequenas não contam tudo o que fazem em seus dias, estão ainda percebendo o novo ambiente e com o tempo farão maiores movimentos de fala, dar esse tempo para cada um é fundamental.
Valorizar cada pequena história, produção e vivência da criança, isso a ajuda a sentir-se importante em seu ofício de estudante.
Da Educação Infantil para os Anos Iniciais:
A transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental é uma fase que costuma gerar ansiedade, tanto nas crianças quanto nas famílias, principalmente por se tratar de um período de expectativas sociais. Em casa, na rua, familiares, vizinhos, todos costumam perguntar: já está na escola? Já sabe ler e escrever?
Segundo a orientadora educacional dos 1º e 2º anos EF, Mariana Arieta, essas e outras perguntas são muito comuns e podem fazer com que as crianças entendam o fato de crescer e o Ensino Fundamental como algo “assustador". “Para que esse processo ocorra de maneira tranquila é fundamental atentar para alguns aspectos importantes. O primeiro deles é que a família e os adultos de referência estejam seguros, procurem transmitir segurança e ressaltar os pontos positivos de estar crescendo, assim como, evidenciem tranquilidade no período de adaptação. Afinal, na cabeça dos pequenos, se os pais estão inseguros ao deixá-las na escola, eles também devem ficar", pontua Mariana.
Outra dica importante para as famílias é que se sintam sempre à vontade para participar de momentos de diálogo com a equipe pedagógica para sanar possíveis dúvidas e conhecer melhor as atividades e propostas desenvolvidas no nível de ensino. Desta forma, se torna mais fácil e natural auxiliar os filhos na transição.
O Colégio Marista Rosário conta também com o Projeto Transição – A vida escolar em suas diferentes fases, no qual são propostas atividades de setembro a dezembro, que englobam diálogos com a professora do Nível 3 (N3) sobre o 1º ano EF; diálogos entre estudantes do N3 e estudantes do 1º ano EF para que possam questionar e conhecer curiosidades desta nova etapa; visita aos espaços utilizados pelo 1º ano EF; bate-papo com o SOE; encontro com a Pastoral Escolar; além da reunião de transição com as famílias e equipes pedagógicas dos dois segmentos e, para finalizar, um rito de transição – organizado pela equipe da Educação Infantil.
Por meio dessas ações e da parceria entre a escola e família podemos ajudar a tornar o processo de transição mais leve, amenizando medos e transmitindo segurança aos pequenos.
Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Entre em contato com a Central de Relacionamento e agende uma visita!