Navegar para Cima

Notícias

Estudantes do Ensino Médio recebem dicas de como se organizar para estudar

13/06/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter​​​, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:​

por Letícia Corrêa Maier | 2º ano EM​​​​

Na manhã de quarta-feira, dia 12/6, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio assistiram a palestra da professora convidada Rosana Cabral sobre métodos de estudo e organização, como parte da programação da Semana das Profissões 2019.

Embora alguns adolescentes acreditem que já sabem como estudar, a palestrante reforçou a importância de abordar o assunto. “Alguns podem pensar 'eu já sei' ou 'eu faço de outro jeito', mas talvez muitos ainda precisem destas dicas", afirma.

Muitos estudantes conhecem os métodos, porém acabam não aplicando no seu dia a dia. Por esse motivo, “por mais que a gente já saiba, esse tipo de atividade dá ênfase no quanto estas dicas são importantes, principalmente para o 2º ano, que é mais difícil e é reta final do Ensino Médio", afirma a estudante Agatha Duarte, que acredita na importância da realização da palestra.

Ao longo do encontro, a professora apresentou diferentes métodos para organizar uma sessão de estudos. Confira algumas dicas abaixo:

  • Organizando tarefas - Técnica Pomodoro

A técnica consiste em dividir a lista de tarefas em seções cronometradas (sugestão de 25 minutos) e depois tirar uma pausa como recompensa, que pode ser a realização de uma tarefa mais descontraída, como dar atenção para seu pet, por exemplo.

  • Se preparando para provas e testes

Além de revisar os conteúdos que serão cobrados, é importante ter uma boa noite de sono, pois esse é o momento que o cérebro elimina as toxinas prejudiciais ao seu funcionamento, que atrapalharão a concentração na hora da prova.

Aproveitar o máximo das aulas – prestar atenção, anotar e tirar dúvidas – poupa o trabalho de depois passar horas de estudos tentando aprender um conteúdo na véspera da prova.

  • Usando a tecnologia ao seu favor:

Muitas vezes o celular acaba se tornando uma fonte de distrações na hora dos estudos. Por isso a especialista recomenda alguns apps que ajudam no controle de tempo e tarefas, como o “Hora dos Estudos", Time Tune" e “Planejador de tempo".

Para aqueles que se interessaram no tema, a professora recomenda a leitura “Quem mexeu na minha bagunça?", de Celi Piernikarz e Marilucia Ramiro Gonçalves. O livro apresenta dicas de como se organizar para realizar tarefas e manter o foco, que podem ser aplicadas em todas as idades.