Estudantes participam do primeiro dia de apresentações do 2º Salão Científico do EM

19/06/2019
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter​​, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:​

por Letícia Corrêa Maier - 2º ano EM​​​​

​Dia 15/6, sábado letivo, o Colégio promoveu o primeiro dia das apresentações dos trabalhos de pesquisa para a banca avaliadora, na 2ª edição do Salão Científico do Ensino Médio. Por meio de um sorteio, foi definido que os trabalhos apresentados seriam os das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Contudo, os temas abordados nas pesquisas correspondiam às mais diversas áreas do conhecimento.

O Salão Científico do EM é uma nova proposta de evento, que surgiu em 2018 com o objetivo de qualificar as apresentações dos estudantes. “A ideia também é prepará-los para o contato com bancas avaliadoras ao longo de sua futura vida acadêmica", explica a professora Belkis Freiras, integrante da Comissão Organizadora.

​Sobre os resultados dessa proposta, a educadora afirma: “tenho verificado que os trabalhos estão saindo cada vez melhores, e que os estudantes têm demonstrado um maior interesse. A desenvoltura nas apresentações também tem sido excelente".

A professora Juliana Duarte, que participou da banca avaliadora pela primeira vez, declara que considera a nova versão produtiva. Ela também reitera a fala de Belkis. “Os temas estão muito mais interessantes e os alunos muito mais interessados na pesquisa, têm paixão na escolha do tema. Aprovo totalmente esse modelo", finaliza.

Acerca da proposta da escola de promover eventos de iniciação científica, a professora Belkis define: “é um projeto institucional que está de acordo com as Matrizes Curriculares da Rede Marista, e faz com que consigamos interligar o conhecimento científico com o conhecimento escolar".