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Estudar música favorece a aprendizagem em outras áreas

06/12/2021
Educação
Desenvolvimento motor e cognitivo são alguns dos benefícios das práticas musicais.

​​Os efeitos provocados pela música em nossas vidas são incontestáveis. Quem nunca se emocionou com aquela letra repleta de significados, ou teve o humor transformado por uma melodia contagiante?! Mais do que uma atividade prazerosa e estimulante, a música é considerada um importante instrumento para o desenvolvimento motor e cognitivo, pois as atividades musicais podem ajudar a aperfeiçoar a coordenação motora, o raciocínio, a expressividade, a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.

O professor de Música do Colégio Marista Rosário e regente da Orquestra Rosariense, Estêvão Grezeli, destaca o potencial pedagógico atrelado ao exercício musical. “Ao executar atividades de práticas musicais, o cérebro realiza inúmeras sinapses que interagem com diversas seções do campo neural, estimulando a comunicação entre essas áreas – o que contribui para o desenvolvimento de outros componentes curriculares", explica. Segundo ele, pesquisadores comprovam a influência desses estímulos com o desenvolvimento da sintaxe linguística e o raciocínio lógico, além de promover o aprimoramento de uma escuta ativa e concentrada.


Interdisciplinaridade

Devido às potencialidades e benefícios citados, a música pode servir de recurso para o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Um exemplo é a atividade desenvolvida com o 8º ano do Ensino Fundamental para contemplar a matriz curricular de Arte. Para contribuir com um estudo a respeito da exploração dos sons, foi proposta a experimentação da produção de sons de modo não formal – ou seja, sem a utilização de instrumentos musicais tradicionais. Desse modo, os estudantes exploraram os sons a partir da utilização de objetos cotidianos, como cadernos e canetas, e a partir de seus próprios corpos. Posteriormente, gravaram vídeos musicais com a mesma lógica, e suas produções foram transmitidas em aula para suas turmas.

Música no Marista Rosário

O Colégio disponibiliza, além das aulas de música que integram o currículo dos estudantes, opções de Atividades Complementares e Grupos Representativos para aqueles que têm interesses em se aprofundar no universo musical. Confira:

Orquestra Rosariense

Composta por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Orquestra Rosariense é um importante projeto representativo do Colégio. Seus integrantes têm um contato diferenciado com a música, em um reportório que vai do rock 'n roll até importantes compositores brasileiros, como Alceu Valença, além de interpretarem arranjos criados pelo professor regente.

Com os ensaios e apresentações, é trabalhado um projeto orquestral com ampla diversidade de instrumentos – flautas doce, tenor, soprano e transversal; clarinete, trompete, escaleta, acordeom, bateria, baixo, guitarra, violão, violino, saxofone, teclado e percussão, entre outros. Nesses encontros, são compartilhados não só conhecimentos musicais teóricos e práticos, mas principalmente o espírito de equipe, a coletividade e a liderança entre o grupo.​

Teclado e Violão

São algumas das opções de Atividades Complementares, ofertadas para estudantes a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, e desenvolvem a aprendizagem de instrumentos por meio do ensino coletivo, a percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante, a leitura e escrita musical, a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto, a possibilidade de improvisar e de aprender a tocar com acompanhamento. No fim do ano, é realizado um espetáculo para que os estudantes possam demonstrar as habilidades adquiridas.​


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