Férias na pandemia: dicas para aproveitar em família

10/02/2021
Nosso jeito de educar
Cozinhar, cuidar do jardim e sessões de cinema estão entre as atividades que podem ser realizadas

​Durante o ano, em meio a tantas necessidades urgentes, costumamos abrir mão de algumas experiências lúdicas que são muito positivas no desenvolvimento das crianças. No período de férias, temos um momento propício para retomar ou iniciar algumas dessas atividades.

Uma boa dica é envolver a criança nas atividades da rotina da família. Sempre respeitando a fase de desenvolvimento da criança, podemos propor que elas participem do planejamento de tarefas. Como preparar o almoço ou jantar, organizar itens para uma viagem, mexer no jardim são atividades frequentes no mundo dos adultos mas, para as crianças, a participação costuma estar restrita ao resultado final.

“O processo de planejamento é uma atividade riquíssima para desenvolver habilidades para a vida, pois proporciona o exercício de tomada de decisão, a reversibilidade, a organização, a validação e o pertencimento da criança ao núcleo familiar. Poderia citar muitas outras habilidades envolvidas, portanto afirmo que vale à pena experienciar", afirma a orientadora educacional, Caroline Becker.

Confira dicas de atividades para realizar em família

Cozinhar: envolva a criança na decisão de qual será o produto final. Liste os ingredientes e verifique se há todos com a participação dela. Convide-a a organizar a mesa ou o local da refeição e possibilite que ela faça do seu próprio jeito. Se alguma coisa não ficar funcional, faça uma pergunta que a faça refletir e buscar outras soluções, ao invés de dizê-la apenas que não está correto. Deixe que ela chegue a essa conclusão com o seu auxílio.

Produzir roupa: durante 2020 oferecemos uma oficina na escola sobre como fazer tie-dye. Essa é uma ótima opção de atividade durante as férias. Lembre-se que é importante que a criança participe do processo todo: selecionar os materiais, escolher as cores, colocar a mão na massa, limpar e recolher os materiais utilizados.

Brincadeiras ​afetivas: férias também é momento de fortalecimento dos vínculos familiares. Promova conversas sobre suas experiências da infância ou com os avós. Vocês podem produzir juntos pipa, 5 marias, bonecas de pano, origamis. Há vários tutoriais na internet que ensinam facilmente como produzir. Assim as crianças desconectam do eletrônico, conhecem a cultura familiar e ainda estimulam diversas habilidades, além da motricidade fina.

Cuidar do jardim: convide a criança a produzir uma hortinha. Escolha chás e temperos que ela goste. Há vários tipos de hortas, considerando o espaço possível para cada família. É possível comprar mudas que logo ao serem plantadas, podem ser utilizadas para a produção da bebida ou alimento. Assim, a criança acaba de plantar e já pode produzir sua própria alimentação. Por exemplo, plante hortelã e faça um suco de abacaxi com hortelã, ou plante orégano e prepare, com a criança, uma pizza.

Criar playlist de música: crie uma playlist de músicas da família. Aproveite o momento para conversar sobre gostos musicais e sobre músicas que marcaram a história de vocês. Além de ser um momento de conexão familiar, vocês poderão ter uma playlist pronta para o próximo passeio ou sessão de culinária.

Sessão de Cinema: combinem um dia da semana para ser o dia da sessão de cinema. Lembre-se que o planejamento é sempre muito importante: organize o que irão comer durante a sessão e escolham juntos qual o filme assistirão. A arte é fundamental no desenvolvimento humano. Após o filme, converse de forma espontânea sobre a opinião da criança sobre o filme, quais sentimentos estiveram presentes. ​

Importante: a foto que ilustra a matéria foi registara em fevereiro de 2020, antes da pandemia.