Festa Junina: um resgate da alegria e do multiculturalismo

16/06/2021
Educação
Atividades do mês foram ressignificadas para envolver os estudantes. Confira a programação e como fazer brincadeiras em casa

Importante: a foto que ilustra essa matéria foi registrada antes da pandemia, na Festa Junina de 2019.​​

Brincadeiras, músicas, comidas típicas, quadrilha, bandeirinhas: todos esses elementos não podem faltar quando o assunto é Festa Junina, tempo de homenagear os santos de junho, aprender sobre as diferentes expressões regionais do país e do Rio Grande do Sul, além de relembrar a festa da colheita. Mesmo em época de distanciamento social, é possível ressignificar e participar de uma maneira ativa dos festejos, promovendo oficinas de culinária, música, dança ou planejando brincadeiras em casa.

Ao longo do mês de junho, os estudantes realizarão diversas atividades envolvendo temas relacionados à data. No próximo sábado, dia 19/6, teremos oficinas juninas com a Hora do Conto, atividades corporais e culinária especial, além do show online da dupla Kleiton & Kledir. ​

Confira a programação:

Oficinas Juninas:

10h/10h30 – Hora do Conto, com o Assistente de Biblioteca André.

10h30/11h – Culinária, com a Nutricionista Ana Cláudia.

Bolo de Milho com Goiabada

Ingredientes:

•             200ml de leite de coco (1 garrafinha)

•             2 ovos

•             1 xícara de farinha de milho

•             ¼ xícara (chá) de óleo

•             3/4 xícara (chá) de açúcar demerara

•             1 colher (sopa) de fermento em pó

•             ¼ xícara (chá) de goiabada picada

Bolo de Milho

Ingredientes:

•             1 lata de milho (sem água) ou 04 espigas de milho

•             4 ovos

•             1 xícara (chá) de açúcar

•             1/2 xícara (chá) de óleo

•             1 xícara (chá) de farinha de milho

•             1/2 xícara de chá de leite ou água (120ml)

•             1 colher (sopa) de fermento em pó

11h – Corpo e Movimento, com a professora Rubiane.

18h: Show online da dupla Kleiton & Kledir: https://bit.ly/3zD0wu3

Caso compartilhe a sua participação nas redes sociais, marque o Instagram @periquitorosariense!​

Faça sua brincadeira em casa!

Por Rubiane Oliva, professora de Educação Física

Além de ser um espaço para ampliar as possibilidades do desenvolvimento de atividades lúdicas, as brincadeiras juninas trazem uma importância genuína para os professores desenvolverem conteúdos relativos à cultura de cada lugar. O mês de junho é marcado por comemorações populares que ocorrem em todo o Brasil, que enfatizam diferentes culturas, mostrando a diversidade do país.

Conforme a professora de Educação Física, Rubiane Oliva, esse contexto, as brincadeiras juninas, assim como as demais brincadeiras e atividades lúdicas realizadas na escola, contribuem para desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, além de estimular competências importantes para a socialização como a cooperação, a paciência e o respeito.

Melhor ainda é quando a família está presente para brincar e se divertir! Que tal conhecer algumas brincadeiras e organizar um espaço na sua casa para que juntos possam se divertir e aprender por meio da cultura do nosso país?

Derrubando latas

Escolha latinhas com o mesmo tamanho e certifique-se de que estejam limpas e sem partes cortantes. Para dar uma graça, vale encapar ou pintar com carinhas divertidas. Com muita atenção e equilíbrio construa uma torre de latas. Pegar bolinhas variadas, pode ser de meia, de borracha ou de tênis, é só mirar e atirar!

Material: 10 latas do mesmo tamanho (leite em pó, achocolatado, leite condensado, etc.), folhas para pintar, canetinhas, bolas.

Boca do palhaço

A brincadeira busca arremessar a bola e acertar na boca do palhaço. Toda a família poderá participar: irmãos, pai, mãe, tios, avós. Em uma distância determinada, você deverá lançar a bolinha na boca do palhaço, cada jogador irá registrar o número de arremessos convertidos (pontos). Divirta-se e não se esqueça de contar quantas vezes você conseguiu acertar!

Para construir a boca do palhaço usaremos objetos e utensílios que você tem em casa, não é necessário comprar nada. Como fazer: pegar uma caixa de papelão ou de sapato e fazer o desenho de um rosto de palhaço com uma boca bem grande como na foto abaixo. Pinte e enfeite como você quiser.

Material: 1 caixa de papelão média, caixa de sapato, tesoura, cola, papel e canetinhas para desenhar e pintar o palhaço, 5 bolinhas de meia.

Corrida do milho

Para a brincadeira, serão necessários equilíbrio e muita atenção! No chão, desenhar ou colar com fita adesiva duas linhas paralelas, distantes uma da outra. Atrás de uma das linhas, colocar uma bacia com grãos de milho e, da outra, um copinho plástico. Quando for dado o sinal da largada, os participantes deverão segurar uma colher de sopa na mão, deslocar-se até a bacia, encher a colher com milho e voltar para a linha de largada colocando o milho no copo. Ganha o participante que encher o copo primeiro. A dica aqui é derrubar o menor número de grãos de milho pelo caminho.

Material: 1 saco de milho, 1 bacia, colheres de sopa, copos plásticos, fita crepe.

Rabo do burro

Essa brincadeira sempre acaba em muita risada! Em uma parede, cole com papel pardo um grande desenho de um burrinho sem rabo. Construa um rabo separado de papel crepom, fitas ou restos de tecido que tenha em casa. Segurando o rabo com uma fita adesiva na ponta, a criança ou adulto que for brincar deve ter os olhos vendados e girar algumas vezes. Então deverá caminhar até o desenho e colar o rabo no lugar certo. Será que alguém conseguirá acertar?

Material: Papel, canetinhas, fita crepe, pedaços de tecidos ou fitas.​​