Navegar para Cima

Notícias

Festival Marista de Robótica 2021 ocorre em formato online

08/11/2021
Inovação
Evento incentiva a solução de problemas reais por meio de projetos de robótica

​​​*foto registrada antes da pandemia de Covid-19.


Entre os dias 19 de outubro e 18 de novembro, ocorre o Festival Marista de Robótica. O evento é composto por desafios e pesquisas que envolvem Robótica Educacional, codificação e empreendedorismo. Os estudantes são incentivados a participar de quatro desafios: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade-Laboratório e Incubando Ideias. Tradicionalmente, o Festival Marista de Robótica reúne estudantes e educandos dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, da PUCRS e de instituições educacionais externas presencialmente na PUCRS. Contudo, em caráter extraordinário, a edição de 2021 ocorre totalmente online e é destinada apenas aos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

O Festival conta com cinco etapas para o desenvolvimento do projeto e, para cada uma delas, haverá uma data de envio virtual dos materiais para a Comissão Avaliadora do evento. Há uma etapa para pré-projeto, outra para gestão e pesquisa, prototipagem e ideação, codificação/eletrônica e, por fim, um protótipo final físico. Toda a equipe precisa estar engajada de forma que todos possam colaborar com o projeto. Cada entrega de material também deve conter um vídeo explicativo para cada etapa, e cada integrante da equipe deve apresentar pelo menos algum tópico desenvolvido.

Este ano, o tema abordado pelo festival é Engenharia da Empatia, propondo aos estudantes a construção de um projeto de robótica que integre objetos técnicos e humanismo, ou seja, algo que seja voltado para a solução de problemas reais que afetam as pessoas e a sociedade atualmente. Assim, diversas competências relacionadas às áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias poderão ser trabalhadas.

Marista Rosário no Festival Marista de Robótica

O Marista Rosário tem tradição neste tipo de competição. Em nosso Laboratório de Robótica, temos alguns troféus que foram conquistados em edições anteriores do evento, tendo o mais antigo sido conquistado em 2005. Em 2021, o Colégio tem cinco estudantes participando do evento, sendo três do 7º ano do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio – um do 1º e outro do 2º ano.

Para esta edição, a preparação começou em setembro, a partir de revisão bibliográfica e de referências em artigos acadêmicos que auxiliaram a equipe a elaborar seu pré-projeto e ideias de desenvolvimento de um protótipo final físico e funcional.

​A robótica na educação

A Robótica Educacional está presente em nosso currículo, do Ensino Fundamental ao Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema, sendo que todo o processo de construção é realizado por grupos (estudantes e educadores).

A atividade amplia a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a capacidade de planejamento e organização, a pesquisa e a autonomia do aprendizado, a compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, a tomada de decisões, a definição de ações, o diálogo e o respeito de diferentes opiniões para construir o saber. Essas aprendizagens são desenvolvidas com atividades lúdicas e desafiadoras que unem teoria e prática.

Conforme explica o instrutor de aprendizagem Lucas P. Martins, “a Robótica, sendo uma das ferramentas dentro da área que hoje chamamos de “Cultura Maker", proporciona o estimulo e desenvolvimento de diversas habilidades e conceitos, tais como o pensamento crítico e sistemático para solução de problemas, além do pensamento computacional e das próprias ferramentas de computação e suas linguagens para o a criação de programas que possam interagir com hardware e microcontroladores, além da construção de circuitos elétricos com o uso de diversos componentes de eletrônica e sensores  para a aquisição, análise e interpretação de dados". 

Para concluírem seus projetos, os estudantes são estimulados a pensar criticamente em como solucionar os problemas que lhe são apresentados, tendo de passar por diversas etapas de desenvolvimento, modelagem e prototipação.​

Conheça a Robótica Educacional e outras atividades complementares clicando aqui​.​