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Folclore Brasileiro: o resgate da história para as novas gerações

19/08/2021
Cultura
Saiba mais sobre o projeto do 1º ano EF que estuda o folclore brasileiro.


Despertar em crianças e jovens o interesse sobre os seus antepassados, estimulando a curiosidade pelas lendas, contos, mitos e histórias de criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário dos povos tradicionais de diversas regiões do nosso país, são alguns dos benefícios de estudar sobre o folclore brasileiro. No Dia Nacional do Folclore, celebrado em 22/8, o Colégio Marista Rosário compartilha um exemplo de atividade desenvolvida com os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental que aborda, resgata e valoriza a cultura, os jogos e as brincadeiras tradicionais brasileiras dentro do ambiente escolar.​

Com o passar dos anos, muitas das brincadeiras típicas das crianças e de algumas regiões do país acabam sendo esquecidas ou não conhecidas pelas novas gerações. Neste intuito, torna-se cada vez mais importante que possamos resgatar a história de jogos tradicionais infantis como expressão da nossa cultura, pois essas informações dialogam a respeito do estilo de vida, do pensar, sentir, falar e, sobretudo, sobre as maneiras de brincar e interagir de nossos ascendentes, caracterizando-se como presença viva de um passado, em nosso presente.

Instigadas pela curiosidade dos estudantes que queriam saber mais sobre as brincadeiras da infância de seus familiares e reconhecendo a importância que o folclore possui na aprendizagem, cultura e no desenvolvimento infantil, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Rosário perceberam o tema como uma oportunidade de aprendizagem e socialização.

Para a professora Luiza Emmel, a partir deste tema os estudantes podem encontrar desafios, lidar com as suas limitações e conflitos, traçar regras comuns e, acima de tudo, significar e vivenciar sua realidade frente a cultura popular brasileira. “O 1º ano EF é uma fase importante de construção de sentidos e aprendizagens, e oportunizar o contato das crianças com esse repertório tão rico, que é o folclore, faz com que os estudantes despertem o interesse pelo imaginário e, consequentemente, aprendam de forma contextualizada, desenvolvendo as habilidades previstas para este ano",  comenta a educadora.

 

As etapas da aprendizagem

A obra Cadê o livro que estava aqui?, da autora Telma Guimarães, será uma das adoções literárias das turmas de 1º ano EF do 2º trimestre. Com base nessa literatura, os estudantes serão convidados a explorar e brincar com as palavras a partir dos textos e das reflexões sobre as parlendas. Posteriormente, os escritos serão contextualizados com outros conceitos que fazem parte do folclore brasileiro, na intenção de refletir sobre as diferentes infâncias e resgatar lendas, brinquedos e brincadeiras que passam de geração em geração e enriquecem o repertório infantil a partir do estudo sobre a cultura popular.

Além disso, todas as atividades serão realizadas de forma interdisciplinar, envolvendo a área de Linguagens e suas Tecnologias, oportunizando o conhecimento sobre o folclore brasileiro por meio das rodas cantadas, lendas, parlendas, trava-línguas, personagens e gêneros textuais, entre outros.

O trabalho está organizado em uma sequência didática, que se dará por meio de atividades lúdicas, rodas de conversa, leituras, pesquisa, levantamento de hipóteses acerca das brincadeiras tradicionais, desenhos, produções escritas, música, dança, confecção de brinquedos e jogos, resgatando a memória familiar. Serão também proporcionados momentos para que os estudantes vivenciem todos os aspectos abordados sobre o tema.

Para a conclusão da sequência, serão realizadas: parlendas digitais, construídas coletivamente por cada turma; um jogo de trilha e seus marcadores de acordo com os personagens do folclore (no Laboratório de Criatividade – LabCriar do Colégio) e também a construção de brinquedos, com o reaproveitamento de diferentes materiais - já refletindo sobre a importância do descarte correto de resíduos para a reciclagem.

 

A metodologia de sequência didática:

A sequência didática faz parte da metodologia curricular dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio do Marista Rosário. O conceito abrange o planejamento, desenvolvimento e avaliação de um conjunto de atividades ligadas entre si, reunindo os componentes curriculares nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos.