Navegar para Cima

Notícias

Jornada Pedagógico-Pastoral: tempo de ampliar conhecimentos e promover a integração

27/12/2021
Educação
Educadores participam de encontros formativos para alinhar planos de trabalho do próximo ano letivo

​​​​A aprendizagem não é um processo que envolve apenas os estudantes no Marista Rosário, os educadores também estão em constante formação para ampliar conhecimentos e aprimorar habilidades que contribuam com suas trajetórias profissionais e pessoais. O investimento feito pela instituição enriquece o repertório da equipe docente e traz benefícios como a excelência nos conteúdos ministrados e na construção de valores.

Tendo em vista a formação continuada, durante o período de recesso escolar, professores e funcionários participam de formações promovidas pela instituição onde são incentivados, por meio do estudo, da pesquisa, da reflexão e do contato com conteúdos relacionados ao ensino, a promover uma educação integral. 

De 20 a 22/12, 27 e 28/12 ocorre a Jornada Pedagógico-Pastoral 2022. A vice-diretora educacional, Leia Almeida, explica que as jornadas Pedagógico-Pastorais são oportunidades didático-reflexivas para avaliar o planejamento realizado no ano ainda em curso, elaborando novos planos de ação para o próximo ano letivo. Em fevereiro estão previstas novas atividades de capacitação de 15 a 18/2.

Educação Infantil 

As atividades da Educação Infantil, realizadas de 20 a 22/12, contemplaram vivências, partilhas dos projetos do ano de 2021 e dinâmicas de integração que incentivaram os educadores a refletirem sobre o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Anos Iniciais

A equipe dos Anos Iniciais participou de atividades nos dias 20 e 21/12. O primeiro dia foi dedicado à espiritualidade e organização dos espaços e planejamentos. Já no segundo, contou com momento de integração na sede da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Rosário (Apamecor).

Anos Finais e Ensino Médio

Já os educadores dos Anos Finais e Ensino Médio participam de atividades nos dias 27 e 28/12 com momento de espiritualidade com Gustavo Balbinot e de formação com Lilian Bacich com o tema “Avaliação e os desafios da semestralidade”. Também finalizaram o planejamento semestral, elaboraram a teia da Sequência Didática - forma de organizar, de forma sequencial, a execução das atividades - por ano e por área de conhecimento. O segundo dia será dedicado à confraternização na Apamecor. 

Saiba mais

Além das Jornadas Pedagógico-Pastorais, o Colégio Marista Rosário promove diversas outras atividades, como o incentivo à participação de encontros e eventos como a Integração de Novos Colaboradores, Mídia Training e Formações sobre Projeto de Reestruturação Curricular e sobre o atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Alguns deles compõem o Programa Valorizando o Educador, destacado no prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS em 2016. Você pode conferir as iniciativas realizadas nesse link​.
​​