Navegar para Cima

Notícias

Jornada Pedagógico-Pastoral: tempo de ampliar conhecimentos

15/02/2022
Educação
Educadores participam de encontros formativos para alinhar planos de trabalho do ano letivo

​​​​​​Atualizado no dia 15/2/2022

A capacitação permanente dos nossos educadores é um diferencial da educação marista. A qualificação do corpo docente reforça o nosso compromisso de proporcionar uma formação integral aos estudantes.

Nas Jornadas Pedagógico-Pastorais, são proporcionados momentos de estudos e planejamento, imersão em documentos pedagógicos e aprofundamento de temas que envolvem os diferentes níveis de ensino que impactam no fazer pedagógico e contribuem para a excelência dos projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer do ano letivo, entre outras abordagens que enriquecem o desenvolvimento de competências e habilidades. Além disso, os educadores são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação.

No Marista Rosário, as Jornadas são realizadas no início e no fim do ano. Nos demais períodos letivos, há desdobramentos em outras iniciativas como, por exemplo, reuniões semanais, que visam ao cumprimento de todos os objetivos da proposta pedagógica prevista.

Jornada Pedagógico-Pastoral 2022

O planejamento para o ano letivo de 2022 iniciou ainda em dezembro, em programação que contou com momentos de formação de 20 a 22/12, 27 e 28/12. A continuidade dos trabalhos, bem como a acolhida aos novos educadores segue de 15 a 18/2.

A vice-diretora educacional, Leia Almeida, explica que as jornadas são oportunidades didático-reflexivas para avaliar o planejamento realizado no ano ainda em curso, elaborando novos planos de ação para o próximo ano letivo.

Além de momentos de cultivo da espiritualidade, realizados pelo setor de Pastoral, os destaques da programação da Jornada são encontros online com educadores renomados nos dias 17 e 22/2 no intuito de agregar conhecimento e qualificar a prática pedagógica.

Conheça os palestrantes:

10.png

Professor Celso Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.​

11.png


Professor Miguel Arroyo, graduado em Ciências Sociais pela UFMG, Mestre em Ciência Política pela UFMG e Doutor em Educação na Stanford University. Atualmente é Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG.​​



Relembre as atividades realizadas em dezembro​:

Educação Infantil 

As atividades da Educação Infantil, realizadas de 20 a 22/12, contemplaram vivências, partilhas dos projetos do ano de 2021 e dinâmicas de integração que incentivaram os educadores a refletirem sobre o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças.

Anos Iniciais

A equipe dos Anos Iniciais participou de atividades nos dias 20 e 21/12. O primeiro dia foi dedicado à espiritualidade e organização dos espaços e planejamentos. Já no segundo, contou com momento de integração na sede da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Rosário (Apamecor).

Anos Finais e Ensino Médio

Já os educadores dos Anos Finais e Ensino Médio participam de atividades nos dias 27 e 28/12 com momento de espiritualidade com Gustavo Balbinot e de formação com Lilian Bacich com o tema “Avaliação e os desafios da semestralidade”. Também finalizaram o planejamento semestral, elaboraram a teia da Sequência Didática - forma de organizar, de forma sequencial, a execução das atividades - por ano e por área de conhecimento. O segundo dia será dedicado à confraternização na Apamecor. 

Saiba mais

Além das Jornadas Pedagógico-Pastorais, o Colégio Marista Rosário promove diversas outras atividades, como o incentivo à participação de encontros e eventos como a Integração de Novos Colaboradores, Mídia Training e Formações sobre Projeto de Reestruturação Curricular e sobre o atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs). Alguns deles compõem o Programa Valorizando o Educador, destacado no prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS em 2016. Você pode conferir as iniciativas realizadas nesse link​.
​​