Navegar para Cima

Notícias

Grupo de Pintura Muralista trabalha a temática artística por meio da cooperação e do trabalho coletivo

08/05/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio. 

Confira uma das matérias: 

Por Letícia Corrêa Maier | 2º ano EM 

O dia 19/4 foi marcado pelo início das atividades do Grupo de Pintura Muralista, como parte da programação da 1ª Estação ArteLiterária do Colégio. Voltado para estudantes do Ensino Médio, os encontros ocorrem nas sextas-feiras, das 13h30 às 16h, no Espaço de Arte, sob tutela da professora Michele Philomena. 

Segundo a educadora, o objetivo é construir murais para a escola conforme a demanda, sendo o primeiro deles sobre as Estações ArteLiterárias que ocorrerão ao longo do ano. “A ideia é trabalhar coletivamente, favorecer a troca e o uso de ideias coletivas e colaborativas", explica. 

Mas, afinal, o que é arte mural?  “É uma pintura de grandes dimensões, feita por muitas mãos, e pensada para um lugar específico. Como não está em um museu ou galeria, ela é pública, democrática, está exposta para todo mundo ver. Por isso, tem que ser significativa para o lugar ao qual está destinada, tendo que ser pensada de modo a favorecer a visão de quem está passando (em termos de perspectiva)", afirma Michele. 

Deste modo, no primeiro encontro, além dos estudantes terem sido introduzidos ao projeto, foram trabalhados conceitos de sombra e perspectiva em figuras geométricas – habilidades necessárias para a realização de um desenho multiangular -  o que resultou na primeira exposição do grupo, quando os rascunhos foram expostos a comunidade escolar no hall do térreo do Prédio A.   

Para a estudante Manoela Borges, da turma 106, é legal que a escola ofereça mais oportunidades como essa para quem gosta de desenho e artes. “É bom porque as aulas de arte como componente curricular só vão até o 1º ano EM, daí quem está no 2º e nos 3º anos também podem participar". 

Segundo a professora, essa valorização do campo das artes é extremamente relevante. “A possibilidade de os alunos desenvolverem novas habilidades e de poderem expor seus trabalhos a comunidade escolar é muito importante", finaliza.