Navegar para Cima

Notícias

Grupo Teatral de Estudantes Rosarienses encena "Os Miseráveis" no Colégio

07/11/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Elisa Corrêa Gomes | 2º ano EM

​​Na terça-feira, 5/11, o Grupo Teatral de Estudantes Rosarienses (GTER) apresentou a peça musical Os Miseráveis. Contando com um elenco de estudantes do 9° ano EF e do Ensino Médio, coordenados pela educadora Amanda Novinski, o grupo realizou duas apresentações: uma no período da manhã, exclusiva para o Ensino Médio, e outra no período da noite, para familiares e amigos.

O musical Os Miseráveis retrata a França do século XIX, na qual o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de vários anos pelo inspetor Javert por violar sua liberdade condicional, quer se libertar do próprio passado. No decorrer do espetáculo, Jean Valjean enfrenta diversos desafios, como acolher a filha de Fantine e reconstruir sua vida após 19 anos preso.

Isabela Silva, que interpretou a personagem Éponine, relata que o GTER é um grupo que se instiga a cada ano em suas produções. "Os Miseráveis é sem dúvida uma das nossas maiores produções, e isso significou muita dedicação tanto do grupo quanto da nossa diretora Amanda", relata. A estudante comenta que um dos desafios mais marcantes ao longo dos ensaios foi o canto, considerando que os alunos, em sua grande maioria, não eram preparados vocalmente. Durante os seis meses que antecederam a peça, foram feitos diversos treinamentos práticos e teóricos com a ajuda do ex-estudante Felipe Pacheco.

Isabela expõe que outro desafio enfrentado pelo grupo foi a caracterização com figurinos e cenários, tratando-se de uma peça que se passa em um período após a Revolução Francesa. A atenção tanto aos detalhes quanto aos objetos cênicos é um fator que enriquece a cena, e que foi levado em conta durante todo o processo de produção.