Navegar para Cima

Notícias

A importância de subir no palco

05/11/2021
Educação
Professora de expressão corporal Maria Celeste Spolaor Etges aborda a contribuição da arte na vida dos estudantes

​​Por Maria Celeste Spolaor Etges (Le​ta Etges), professora de Expressão Corporal Leta.png 

O fazer artístico é indispensável para uma boa formação em Arte e é uma das ferramentas fundamentais para a educação e para o estudante, pois proporciona um universo de possibilidades e aprendizados ao trabalhar com as diferentes formas de manifestação – a dança, a performance – com a devida ludicidade e nas diferentes temáticas do mundo que nos rodeia.  

A arte é singular, assim como seus processos, mas de forma geral, ao se trabalhar com a arte, se incentiva a investigação, a reflexão e a experimentação como processos de exploração em sua montagem. Durante a pandemia, esses processos foram realizados em seus lares e apresentaram facilidades e dificuldades individuais, pois para alguns estudantes foi um período de novas descobertas e criações, mas, para outros, nem tanto. No retorno ao ambiente escolar, e frente à nova realidade, esses processos ganham novos contornos e novos desafios.  

De maneira geral, o ato de subir no palco é um momento de aprendizado de valor inestimável e, para muitos estudantes, um momento de realização. Ao apresentar uma criação artística em um palco, e colocar o estudante como protagonista dessa ação, além de proporcionar a vivência de se perceber, se ouvir e se sentir, permite a ele ganhar conhecimento sobre si mesmo. Esse envolvimento e processo, muitas vezes, serve como fonte de inspiração, levando a novos desafios de superação. 

Quando os elementos que envolvem uma apresentação em um palco são colocados em pauta, se proporciona ao estudante um universo dos sons e imagens, etapas e ações que devem ser vivenciadas para uma montagem. Essa vivência possibilita ao estudante perceber as equipes que se formam no entorno deste momento artístico (iluminação, sonoplastia, figurinos, cenários, entre outros) e, principalmente, reconhecer a importância do trabalho em rede que se forma.  

Neste momento de retomada, proporcionar e incentivar os estudantes a trabalharem com as múltiplas ideias (individuais e coletivas), ampliando o conhecimento de mundo e compreendendo e refletindo sobre pensamentos e realidades diferentes da sua, bem como falar e ouvir o outro e trabalhar, de forma segura, em equipe, se faz necessário por acreditarmos auxiliar no convívio social e na preparação para a vida. ​

Cada estudante contribui à sua maneira, aprendendo a trabalhar em equipe, respeitando os limites de cada um e aproveitando ao máximo seus talentos individuais para criar um produto cujo resultado dependa da participação de todos incentivados por esse olhar em rede. Nosso principal aprendizado surge a partir do contato e da cooperação ativa, que se forma a ponto de impactar não só quem assiste ao fazer artístico, mas, principalmente, a quem o produz.   

Temporada Artístico-Cultural

A Temporada Artístico-Cultural do Colégio contempla apresentações com atividades realizadas nas aulas especializadas de Música e Expressão Corporal.

Devido ao contexto atual, optou-se por realizar uma filmagem da apresentação, que ocorrerá durante o turno de aula, no período de 22 a 25 de novembro. A participação dos estudantes que permanecem no online será contemplada através do envio de um vídeo. ​

​*foto dos espetáculos de 2019, antes da pandemia da Covid-19