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Infância, protagonismo e brincadeiras

24/05/2022
Educação
Na Educação Infantil do Marista Rosário acreditamos na potência do brincar e do protagonismo para o crescimento integral das crianças

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Por ​Glauce Bencke, coor​denadora pedagógica da Educação Infant​ilFotos redondas (2).png


“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano."

                                  Jean Piaget

A infância é, sem dúvida, a principal fase do crescimento humano, no qual se fortalecem habilidades afetivas e sociais que terão impacto em toda a vida adulta. É o período mais importante para o desenvolvimento cerebral, com a aquisição de capacidades fundamentais para o aprimoramento de práticas futuras mais complexas. As crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida têm maior facilidade de adaptação em diferentes ambientes ou para adquirirem novos conhecimentos.

Desde muito cedo a criança explora o mundo ao seu redor, experimentando misturas, descobrindo possibilidades e transformando materialidades e espaços, investigando os ambientes em que está inserido, elaborando conceitos que o ajudarão na construção e ampliação de seus conhecimentos.

Nesse processo, o brincar tem um papel fundamental, pois além de ser a principal atividade das crianças, é por meio dele que se desenvolve a linguagem, a criatividade e a imaginação. É a partir das brincadeiras que estabelecem relações pelas quais aprendem a se relacionar. Assim, é imprescindível considerar as crianças como protagonistas, que necessitam de liberdade, tempo e espaços para brincar e interagir.

Na Educação Infantil do Marista Rosário acreditamos na potência do brincar e do protagonismo para o crescimento integral das crianças e dos questionamentos trazidos por elas, a partir dos quais, se elabora os projetos de investigação, desenvolvendo o pensamento científico.

É por meio do brincar que são oferecidas inúmeras oportunidades de auxiliar a criança a desenvolver seu protagonismo através da brincadeira, experenciando, manipulando e explorando materiais diversos, investigando questões do dia a dia e temas que surgem das conversas e questionamentos trazidos por elas, através da exposição de ideias e situações vividas no cotidiano, ampliando seu repertório brincante e conhecimentos.

Dar espaço, vez e voz às crianças ajuda no desenvolvimento da autoestima e das habilidades socioemocionais. A criança continua sendo criança, com toda a sua liberdade para brincar e aprender, mas passa a fazer tudo isso com maior autonomia e participação no seu processo de construção de conhecimentos. Além disso, o protagonismo beneficia a criança no seu autoconhecimento e na proatividade para solucionar problemas. Ainda, no papel de protagonista, o estudante passa a conduzir o seu processo de aprendizado, atuando de forma colaborativa e participativa no contexto escolar.

A valorização da infância com todas as suas potencialidades e necessidades deve ser considerada, a fim de tornar as crianças cada vez mais envolvidas na construção de sua vida social e de seu aprendizado, produzindo cultura e sendo interrogativas do mundo que a cercam.

Portanto, vivamos o tempo de infância cotidianamente, pois é nesse tempo que construímos histórias que ficam guardadas para sempre na memória e no nosso coração. A infância é o tempo em que parte de nós deveria sempre residir, nos lembrando que a maravilha de ser criança é que tudo era maravilhoso, simples e belo.​


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