Iniciação Científica em casa: protagonismo e curiosidade

13/08/2020
Iniciação Científica
Estudantes do 1º ano EF compartilham descobertas científicas sobre objetos de seu interesse

​​​​​​Com o objetivo de formar estudantes críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica, o Colégio Marista Rosário desenvolve atividades voltadas à investigação, à experimentação e à troca de saberes. Desde a Educação Infantil, os alunos têm contato com o método científico por meio de pesquisas e são desafiados a investigar e compartilhar saberes, utilizando diferentes espaços e recursos. Trata-se de uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Nos Anos Iniciais EF, as discussões, reflexões e investigações permeiam assuntos que proporcionam aos estudantes compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando temas como saúde, seres vivos e não vivos, sustentabilidade, entre outros.

No intuito de possibilitar uma proposta investigativa que levasse em conta o interesse das crianças, as professoras do 1º ano do Ensino Fundamental desafiaram seus alunos à investigação de diversos materiais e de suas características.

A proposta foi lançada por meio de um vídeo explicativo que exemplificava as etapas investigativas e solicitava que os estudantes escolhessem um objeto que despertasse neles a curiosidade em saber mais sobre o tipo de material do qual era feito. A atividade, dividida em etapas, incluiu uma pesquisa realizada com o apoio das famílias e o registro dos resultados no caderno, além da criação de um painel para apontamentos das aprendizagens na medida em que avançavam na pesquisa, como, “o que eu sabia (hipóteses)” e “o que eu descobri?”

A preparação da apresentação da pesquisa para a turma também incluiu a revisão das anotações, o registro dos pontos importantes e o estudo sobre o objeto, para que, na fase final da atividade, pudessem contar as suas descobertas durante a aula síncrona online, realizada pelo aplicativo Teams.

Segundo a professora Luiza Emmel, como os objetos e materiais eram escolhidos pelas próprias crianças, de acordo com as suas curiosidades, o objetivo maior da proposta, que era despertar o interesse dos pequenos pela pesquisa, foi atingido. “Nós buscamos trabalhar o passo a passo da iniciação científica, que inclui o levantamento de hipóteses, a observação, a pesquisa e a comparação dessas hipóteses com a pesquisa, para daí chegar a um resultado. O mais legal foi que eles se apropriaram tanto desse processo que a aula foi como uma Mostra do Saber (evento anual de iniciação científica do Colégio) virtual, em que cada um pôde trazer, da forma como conseguiu, aquilo que aprendeu com o trabalho”, comenta a educadora.

Mostra do Saber dos Anos Finais será virtual

Outro exemplo de atividade envolvendo a pesquisa científica que foi reformulado com as aulas à distância, é a Mostra do Saber dos Anos Finais. Este ano, o evento ocorre de forma virtual. Os estudantes vão realizar seu trabalho a partir da leitura de pesquisas produzidas no ano passado para identificar e produzir textos científicos. O foco, segundo o professor Gian Costa, é instrumentalizar os alunos sobre as etapas de uma pesquisa científica e, assim, qualificar as produções dos próximos anos. Desde o início do mês de agosto, os pesquisadores do 6º ao 9º ano EF estão se reunindo com os integrantes da comissão do evento para apresentar a nova forma de trabalho.

a5b1f7bb-5d20-4bee-8ca6-fd9a375c033b.JPG

A Iniciação Científica para a Rede Marista​

Incentivar a iniciação científica e propor situações nas quais os estudantes se coloquem no papel de pesquisadores é um dos objetivos da nossa proposta pedagógica. Abaixo, confira alguns eventos e projetos que os rosarienses têm a oportunidade de participar:

Clube de Ciências
O Marista Rosário, em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, desenvolve o programa Clube de Ciências. A atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor e monitores, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.

Mostra do Saber e Salão de Iniciação Científica
Eventos destinados aos Ensinos Fundamental e Médio que têm o intuito de dar visibilidade às experiências de pesquisas científicas realizadas no Colégio. Os projetos práticos e trabalhos são orientados pelos professores das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e suas tecnologias.

Revista O Saber em Mostra
As pesquisas de destaque dos eventos citados acima também são publicadas na revista O Saber em Mostra, dando aos pesquisadores a oportunidade de figurar, pela primeira vez, em uma publicação de trabalhos de cunho científico e acadêmico.

Mostra Marista de Iniciação Científica

Realizado de forma concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte, o encontro congrega participantes de todos os Colégios Maristas e é um espaço para a partilha de conhecimentos adquiridos por meio da investigação, uma das principais intencionalidades do jeito marista de educar. Anualmente, cerca de 500 participantes apresentam suas pesquisas relacionadas às quatro áreas do conhecimento.