Navegar para Cima

Notícias

Iniciação Científica no Colégio: Salão Científico e Mostra do Saber

02/07/2021
Iniciação Científica
Conheça os interesses de pesquisa que foram recorrentes entre os estudantes rosarienses

​​​Saúde mental durante o período de isolamento social, influenciadores digitais, etapas de desenvolvimento da vacina e descarte incorreto das máscaras de proteção contra a Covid-19. Você deve ter ouvido falar sobre pelo menos um destes assuntos nos últimos meses, não é? ​

Embora tenhamos dado um salto extremamente importante no que diz respeito ao avanço da tecnologia em 2020, despertado pela necessidade cada vez mais latente de investir em ciência e inovação, ainda convivemos com muitas resultantes do período de avanço da pandemia. A necessidade de isolamento social alterou a forma como nos relacionamos com familiares, colegas de trabalho, bens de consumo e a maneira como gerenciamos nossos sentimentos e emoções. Com tantas mudanças e readaptações em nosso cotidiano, no universo escolar isso também não seria diferente.

Os assuntos citados no início desta matéria são temas recorrentes em pesquisas realizadas por estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário para os eventos de Iniciação Científica Mostra do Saber e Salão Científico. Segundo a orientadora educacional do Ensino Médio, Andrea M. Backes, é fundamental que os estudantes possam se conectar com a escola, trazendo assuntos que os inquietam e que remetem a uma situação problema real e legítima em seus cotidianos. 

“Quando os temas de pesquisa são aqueles relacionados à saúde mental e seus desdobramentos em tempos de pandemia, entendemos que o jovem está buscando, do ponto de vista psíquico, por meio da fala e do estudo dessas temáticas, a elaboração dessas conflitivas para que possa vir a superá-las, buscando recursos para adaptar-se à nova realidade”, afirma a educadora.

Os trabalhos que abordam as temáticas citados e muitos outros temas serão apresentados durante a banca da Mostra do Saber e do Salão Científico, que ocorrem no próximo sábado letivo, 10/7, de forma online pelo aplicativo Microsoft Teams. Os eventos contam, ao todo, com a apresentação de 138 grupos, que neste dia passarão pela avaliação de professores do corpo docente do Colégio e também ​​pela avaliação de professores externos (Mostra do Saber). Os 61 trabalhos melhores avaliados serão condecorados com a medalha destaque do respectivo evento. 

A Iniciação Científica para a Rede Marista

Incentivar a iniciação científica e propor situações nas quais os estudantes se coloquem no papel de pesquisadores é um dos objetivos da nossa proposta pedagógica. Abaixo, confira alguns eventos e projetos que os rosarienses têm a oportunidade de participar: 

Clube de Ciências 

O Marista Rosário, em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, desenvolve o programa Clube de Ciências. A atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor e monitores, planejar e executar investigações. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências. 

Mostra do Saber e Salão de Iniciação Científica 

Eventos destinados aos Ensinos Fundamental e Médio que têm o intuito de dar visibilidade às experiências de pesquisas científicas realizadas no Colégio. Os projetos práticos e trabalhos são orientados pelos professores das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e suas tecnologias.​

Revista O Saber em Mostra

As pesquisas de destaque dos eventos citados acima também são publicadas na revista O Saber em Mostra, dando aos pesquisadores a oportunidade de figurar, pela primeira vez, em uma publicação de trabalhos de cunho científico e acadêmico. 

Mostra Marista de Iniciação Científica 

Realizado de forma concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte, o encontro congrega participantes de todos os Colégios Maristas e é um espaço para a partilha de conhecimentos adquiridos por meio da investigação, uma das principais intencionalidades do jeito marista de educar. Anualmente, cerca de 500 participantes apresentam suas pesquisas relacionadas às quatro áreas do conhecimento.