Informação que conecta: conheça o jornal feito por estudantes do Ensino Médio

10/12/2021
Projetos
Em sua primeira edição, Conexão Rosariense aborda, por meio de notícias, reportagens e entrevistas, os mais variados temas da vida no Marista Rosário

A habilidade de compartilhar informações torna os seres humanos especiais. Assim, pensar a linguagem como prática social é divulgar também as práticas educativas que ocorrem dentro do Colégio. Mais do que isso, é oportunizar que os estudantes consigam se apropriar, de forma crítica, de novos conhecimentos de escrita, imperativos às mudanças sociais e ao processo de transformação de uma sociedade com tantas oportunidades.

A realidade durante a pandemia fez com que a professora Jerusa Cuty observasse que a interação entre os estudantes, principalmente durante o distanciamento social, precisava ser alargada. Por isso, surgiu a proposta de ser produzido um periódico pelo corpo discente do Ensino Médio, com o auxílio dos professores de Produção Textual, Jerusa, Patricia Amaral e Fabrício Andrade e das jornalistas do setor de Comunicação da escola.

A partir de então, foram várias etapas: lançamento do edital, seleção dos redatores dos três anos do Ensino Médio, início do projeto, reuniões semanais com orientações, escolha do nome, busca e produção de notícias, diagramação e o resultado final, com o lançamento do jornal online Conexão Rosariense no dia 9/12.

“O jornal Conexão Rosariense será a voz dos estudantes e da comunidade escolar. Uma demonstração do trabalho em equipe, do protagonismo juvenil, o qual trará temas desse universo, assim como questões relevantes ao Colégio. Conseguiremos, por meio desse veículo de comunicação, dar mais uma ferramenta a quem um dia, talvez, buscará aparelhar a mídia nacional por meio da formação em cursos de Comunicação", considera Jerusa. ​

Para 2022, os planos envolvem duas versões lançadas semestralmente: uma impressa, bem como a versão online. “Convido a todos a conhecer o que é pensado, experenciado e produzido pelos estudantes rosarienses", conclui Jerusa. ​

Aprendizado para o futuro

​A estudante Fernanda V., do 1º ano do Ensino Médio, não pensou duas vezes em se inscrever para participar da produção do jornal Conexão Rosariense. “Adoro escrever e contar histórias e em momentos como o atual, espalhar informações relevantes é essencial e era uma oportunidade que não pude recusar", completa.

Ela explica que além de conhecer novas pessoas, o processo de escrever e editar está sendo enriquecedor para o seu currículo futuramente. Além disso, o jornal, e os grupos representativos do Colégio num geral, agregam muito ao currículo dos estudantes.

“O nome do jornal, Conexão Rosariense, realmente faz jus, me conectei não só com meus colegas do jornal, mas também com essa nova parte de mim que descobri ao longo da jornada", enfatiza.

Conheça a primeira edição:​

Em sua primeira edição, o Jornal Conexão Rosariense aborda, por meio de notícias, reportagens e entrevistas, os mais variados temas da vida no Colégio Marista Rosário. O que foi o Sarau do Ensino Médio? Como é participar do Voluntariado? O que é ser crisdiano e como surgiu o Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd)? Quem foi Mário Quintana? De que maneira as pessoas valorizam a sustentabilidade? Quais são as inovações da área das tecnologias? Como surgiu o Anuário Ecos Rosariense? Essas são algumas indagações que são respondidas ao longo dessa edição do periódico. A publicação está dividida em oito seções: Editorial, Cultura e Lazer, Grupos Representativos, Curiosidades, Opinião e Entrevista, Ciência e Tecnologia, Túnel do Tempo e Esporte. ​

Confira aqui