Atrativa e nutritiva: como montar a lancheira do seu filho com itens saudáveis

23/02/2022

Saiba quais são os quatro tipos de alimentos fundamentais para um bom lanche

​Escolher quais alimentos farão parte do cardápio do lanche escolar é um desafio. Para otimizar o preparo sem perder o foco em uma alimentação saudável, a nutricionista do Colégio Marista Rosário, Ana Claudia Gonçalves, elaborou um ímã de geladeira com os principais grupos de alimentos, para facilitar as escolhas das famílias da Educação Infantil, mas com dicas que podem ser seguidas pelos demais níveis de ensino.

Saiba quais são os quatro itens fundamentais:

• um líquido – para a hidratação e reposição das perdas nas atividades físicas.​

Opções: água, água com limão, água saborizada, suco natural, chá gelado, chá quente ou leite fermentado sem açúcar.

• uma fruta ou legume – cada nível tem suas particularidades devido à motricidade e dentição das crianças. No Nível 1, as frutas devem ser oferecidas em pedaços maiores para que possam morder e desenvolver seus maxilares. No Nível 2, é importante continuar investindo nesse exercício e também proporcionar o consumo de frutas, preferencialmente orgânicas, inteiras e com casca, trabalhando a mordida e absorvendo suas fibras. No Nível 3, quando a dentição começa a ser trocada, deve haver o cuidado para que as crianças continuem comendo as frutas, pois muitas vezes elas não querem mastigar pela falta dos dentes. Nesse momento, voltar a proporcionar em pedaços maiores ou oferecer frutas mais macias, o que os ajuda a não perder o hábito de comê-las. Solicitamos que frutas “grandes", como mamão, manga, melão, melancia e abacaxi sejam picadas e enviadas em potes com tampa. Já as frutas menores, como maçã, banana, pera e bergamota devem ser enviadas higienizadas e embaladas com papel alumínio ou filme.​

Opções: maçã, morango, melancia, banana, laranja, kiwi, tomate cereja, brócolis ou cenoura

• um carboidrato – para fornecer energia, cuidando a quantidade, pois é apenas uma parte do lanche.

• uma proteína – para ajudar no crescimento, que pode vir em forma de queijo/ricota no sanduíche, pastinhas de frango, atum ou legumes, ovo cozido, iogurtes e leite.​​

Saiba mais

- O lanche corresponde a 20% da recomendação nutricional diária, portanto deve-se evitar grandes períodos de jejum. É importante a realização das refeições principais como, café da manhã, almoço e janta.

- Dentro desses 20%, o lanche deve ser simples, evitando excessos ou carências nutricionais.

- O que não deve estar na lancheira: snacks e salgadinhos ultra processados, refrigerantes, balas, chicletes, bolachas recheadas e alimentos altamente açucarados. A lancheira é um item importante. Dessa forma, prefira as térmicas para manter a qualidade dos alimentos até chegar à escola. Ao chegar em casa, também é essencial higienizá-la para o uso no dia seguinte.

- Para incentivar a autonomia dos estudantes, as famílias podem solicitar a ajuda das crianças na hora de preparar e organizar o lanche.