Navegar para Cima

Notícias

Marista Rosário lança Núcleo de Internacionalização

22/04/2021
Nosso jeito de educar
Iniciativa que visa proporcionar reflexões e experiências multiculturais para sua comunidade escolar por meio de iniciativas variadas

Segundo o Projeto Educativo Marista, a ideia de internacionalidade da missão marista nasceu da audácia de São Marcelino Champagnat. À medida que os jovens Irmãos tinham as condições necessárias para assumir uma escola, eram enviados às cidades e vilarejos onde solicitados. Por isso, hoje o Instituto Marista está presente nos cinco continentes. Ou seja, o conceito de internacionalização está presente na Rede Marista desde a sua fundação. 

Pensando nisso, o Marista Rosário está lançando o Núcleo de Internacionalização, iniciativa que visa proporcionar reflexões e experiências multiculturais para sua comunidade escolar por meio de iniciativas variadas, permanentes e orgânicas, direcionadas aos diferentes públicos. O Núcleo será lançado em um webinar para educadores e convidados em maio. 

Entre as frentes de atuação, estão a metodologia da língua inglesa, intercâmbios, feira de universidades estrangeiras, oficinas, formação entre professores de línguas, além do suporte a estudantes que irão estudar em universidades estrangeiras e do acompanhamento do Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd) (e seu evento MUNdo Marista Rosário) e da Way American School

A primeira atividade realizada foi a Oficina Internacionalização: caminhos para a cidadania global, no dia 22/4, para estudantes inscritos do 8º ano EF ao EM. No evento, foram abordadas as competências desenvolvidas a partir do contato com outras culturas. O tema desta oficina surgiu durante o encontro realizado entre a Direção e estudantes no Dia da Escola (15/3). 

A segunda iniciativa é uma formação para educadores, primeiramente para os professores da pluridocência, em maio, com a professora Juana Maria Sancho sobre certezas pedagógicas diante das conexões da educação pelo mundo. Em breve, todos os professores de língua estrangeira irão participar de formações sobre didática, metodologia e intencionalidade. 

A terceira é a proposta de uma Atividade Complementar de Língua Inglesa, para estudantes do 4º e 5º ano EF. Mais informações em breve! ​

Para a vice-diretora educacional do Colégio, Leia Almeida, a internacionalização como tema na escola é uma oportunidade de romper fronteiras para o conhecimento. "É uma vasta produção de culturas e sentidos, é ampliar as condições de aprender com o mundo", afirma.