Navegar para Cima

Notícias

Meio Ambiente: conhecer e engajar para respeitar

02/06/2021
Nosso jeito de educar
Professoras da Educação Infantil desenvolvem projetos que fortalecem a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente

​​O cuidado com o meio ambiente vem sendo cada vez mais estimulado ao redor do mundo. Se antigamente utilizávamos excessivamente os recursos naturais, hoje, esse consumo já vem sendo ressignificado. Mas, para que possamos construir um futuro de preservação, é preciso que a boa relação com o ecossistema seja construída desde cedo.  Dentre os princípios orientadores do Projeto Educativo Marista está o de cidadania planetária, conceito que representa a percepção, cada vez mais necessária, de que somos todos habitantes de uma única casa. Concepção esta que também traz a necessidade de educar estudantes para o cuidado com o planeta Terra e estabelecer diferentes relações humanas, sociais e ambientais a fim de construir um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico. No Colégio Marista Rosário, desde a Educação Infantil, os estudantes são incentivados a conhecer, respeitar e preservar a nossa casa comum, movimento que pode ser visualizado por meio dos projetos que são desenvolvidos pelos educadores e estudantes. 

A natureza e suas belezas

Na turma N3D da Educação Infantil, com o auxílio da professora Cristina Kunz, os estudantes vivenciam o projeto A natureza e suas belezas. Por meio dele, trabalham as plantas, seu crescimento, cuidados necessários para mantê-las saudáveis e também alguns insetos ou animais que são encontrados junto à flora brasileira. Ao longo do projeto os estudantes apresentaram uma série de pesquisas realizadas com as suas famílias, procurando responder a algumas perguntas e curiosidades da turma, como “De que forma as plantas crescem? "; “O que elas precisam para crescer? "; “Para que servem as suas raízes? " e “Porque as borboletas vão até flores? ". 

Além disso, cada estudante confeccionou uma caixinha em que puderam depositar elementos da natureza que achavam interessantes, chamada Caixa da Natureza.  Cristina conta que a exploração do material vem sendo realizado com propostas que incentivam a reflexão sobre o ecossistema, como relatos de onde o estudante encontrou aquele elemento, porque o escolheu e qual a importância que tem para o meio ambiente. “Procuro mostrar a importância da Natureza em nossas vidas, assim como os escuto para saber seus interesses e curiosidades. Acredito que mais adiante iremos estudar sobre as abelhas e formigas. Percebo que ao longo deste projeto o grupo ficou mais atento a detalhes e conseguiu perceber as belezas que a natureza nos proporciona", afirma a educadora.

Curiosidade em saber mais sobre os animais

Joaninha, tartaruga, lagarto, pica-pau, tatu bola... nenhum animal passa despercebido pelo olhar atento e curioso dos pequenos do N2C. A turma demonstra o interesse pelos animais desde os primeiros encontros (ainda de forma remota). Neste período, muitas questões foram levantadas pelos estudantes: “Podemos viver sem água? ", “Os animais bebem água? ", “Como eles constroem as suas casas? " e “O que os animais comem? ", entre outras dúvidas do grupo. 

A partir do interesse dos estudantes, o grupo deu início ao seu projeto investigando a importância da água para os seres humanos, para os animais e para a natureza. A professora Bruna Knecht comenta que uma das ações vivenciadas pelo grupo foi a experiência sobre o ciclo da água, realizada com o auxílio da monitora de Laboratório de Ciências, Bruna Castro. “A curiosidade aumentou, porque eles precisavam observar o que iria acontecer em um saquinho plástico, dia após dia. No fim, o resultado: formavam-se as gotículas que representavam a chuva. Depois dessa experiência, a importância da água ficou ainda mais evidente entre as crianças", comenta a professora. Fato que se evidencia no depoimento do estudante Paulo Vinícius, que tem apenas cinco anos, mas já sabe a importância da água em nossas vidas: “A água é importante para a gente viver, hidratar a pele e se refrescar, para os animais beberem e tomarem banho. É importante até para a Pet Shop e para a natureza, para as flores e as plantas". 

Reutilizar para mudar o planeta

A turma N3B também desenvolve um projeto que surgiu a partir do interesse dos estudantes em saber mais sobre a natureza e habitat de dos animais marinhos, chamado Planeta Terra: tem mais água do que terra?

Estudando sobre as águas do Planeta Terra, poluição de mares e oceanos, os estudantes conheceram também os principais agentes poluidores, um deles, muito conhecido e utilizado: o óleo de cozinha. Foi aí que surgiu a ideia: que tal aprender na prática como reutilizar e destinar este produto de maneira correta? Neste intuito, os estudantes realizaram a experiência de produção de sabão, realizada no Espaço Verde da Educação Infantil. Segundo a professora Anelise Tubino, o objetivo principal do projeto é proporcionar conexões entre o real, ou seja, o que já é conhecido, com a imaginação, incentivando o grupo no processo de curiosidade e aquisição de conhecimento. “Iniciamos o estudo apresentando para o grupo nosso planeta e a quantidade de água que existe nele. O mais legal é que o projeto tem nos levado para uma viagem incrível por esse lugar que vivemos e que precisa do nosso cuidado. ", completa a educadora.

Grupo de Educação Ambiental

Além da Educação Infantil, o tema também é ​discutido em outros anos escolares​, como no Ensino Médio. O Grupo de Educação Ambiental (GEA) tem trabalhado com diferentes propostas de reflexão para os principais problemas ambientais. Na Semana do Meio Ambiente, o GEA produziu dicas sustentáveis que serão apresentadas também no Superguia para os estudantes do Ensino Médio, além de uma reflexão na reunião dos professores sobre descarte de resíduos. Um novo estudo está sendo realizado pelo grupo sobre a Sustentabilidade e as Profissões, e será divulgado em breve.

O GEA separou algumas dicas para ajudar você a ter uma vida sustentável!  

  • Evite o uso do plástico sempre que puder; 

  • Procure usar garrafinhas de água e copos reutilizáveis; 

  • Faça o descarte correto dos materiais; 

  • Incentive a produção local, pois ela reduz os impactos gerados pelo transporte; 

  • Lembre-se de levar EcoBags ao fazer compras para substituir as sacolas plásticas; 

  • Experimente comprar escovas de dente de Bambu que, além de serem tão eficazes quanto as de plástico, reduzem o impacto ambiental; 

  • Experimente também utilizar shampoo e condicionador vendidos em barra; 

  • Substitua os canudos de plástico pelos de vidro ou os de papel; 

  • Pesquise sobre o processo de produção daquilo que você está consumindo; 

  • Evite comprar roupas de grandes marcas que exploram recursos naturais, produzem em alta escala e emitem muito gás carbônico; 

  • Procure comprar itens em brechós físicos e/ou online; 

  • Troque roupas com amigos e/ou familiares; 

  • Customize as roupas que não usa mais. 

  • Seja um consumidor consciente e preocupado com as causas ambientais! ​​