Navegar para Cima

Notícias

Minecraft na Educação Infantil: do ambiente real para o virtual

30/07/2022
Inovação
As crianças construíram um ambiente natural, inserindo animais, vegetação, personagens, entre outros itens que foram previamente estudados

​Na Educação Infantil a criança investiga, explora, brinca e experimenta com o corpo testando suas capacidades e todas as possibilidades de transformações de cada objeto e material e, assim, vão conhecendo e conceituando o mundo em que vive. Acreditamos em práticas que permitam que as crianças mergulhem de cabeça em um universo de experimentações e descobertas.

Durante todo o período da Educação Infantil as aprendizagens acontecem a partir de jogos, músicas, artes, atividades físicas, histórias e pela interação entre as crianças e entre crianças e adultos, tendo a ludicidade um lugar de destaque na vivência das experiências.

Nesse sentido, a partir de diversas experiências com histórias e músicas propostas às crianças da turma N3E, crianças de cinco a seis anos, surgiram alguns questionamentos e hipóteses sobre os animais, decidindo-se, então, investigar sobre o tema, surgindo o projeto “Que bicho é esse?".

Com isso, para exercer o protagonismo em suas aprendizagens os estudantes foram convidados a permearem o universo da pesquisa, buscando informações para responder suas hipóteses referentes à alimentação, à classificação e ao habitat dos animais de sua preferência. Além disso, vivenciaram diferentes ambientes como a Floresta e o Fundo do Mar, que foram criados numa sala intencionalmente preparada para esse fim, trazendo o máximo de realidade para o espaço por meio da utilização de sons, cheiros e materiais diversificados; também, oportunizaram momentos de yoga infantil com o respectivo tema, para estimular o desenvolvimento emocional, coordenação motora, consciência corporal, concentração e a criatividade.

   Por meio dos jogos plugados surgiu a possibilidade de imersão num mundo virtual: Minecraft Education - é um jogo digital em blocos que permite transpor conhecimentos construídos no mundo real para o mundo virtual. As crianças desenvolveram um ambiente natural: inserindo animais e seus habitats, vegetação, personagens, entre outros itens que foram previamente estudados e que podem ser adicionados a este mundo virtual criativo.

Para utilizarmos o Minecraft necessitamos que a criança tenha uma experiência corporal prévia a fim de vivenciar situações-problemas na exploração do jogo, em um ambiente virtual, para poder se locomover no espaço, usar a criatividade através da construção de estruturas e ferramentas virtuais.

Este projeto envolveu a professora e as monitoras de sala de aula, a monitora de ciências e as professoras de educação física e tecnologias da educação infantil; juntamente com a experiência do monitor de tecnologias dos anos finais e o instrutor de robótica da escola.

Como forma de integrar, trocar experiências e conhecimentos haverá uma parceria com os Anos Finais. O mundo virtual, ambiente natural, da Educação Infantil servirá como base para o 9º Ano do Ensino Fundamental criar o ambiente urbano. Essa aproximação apresenta-se como um rico campo de possibilidades de estudo, assim como, sua conduta pedagógica poderá ser orientada por um princípio educativo, que nos incentiva a refletir sobre os fatos, as próprias ações e o próprio sentir.


Por Glauce Bencke (Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil) e Patrícia Cavedini (Profª de Tecnologia Educacionais da Educação Infantil)